Festivais
“Quem é o assassino”? Festival Utopia convida a resolver o enigma
Dinamizado por Mafalda Santos, Jantar Mistério integra a programação da segunda edição do Utopia, que decorre entre 15 e 24 de novembro.
22 Nov 2024 | 20h00
Um verdadeiro tabuleiro de “Cluedo”, recriado na vida real. No dia 22 de novembro, a partir das 20h00, o salão nobre da Associação Empresarial de Braga recebe uma experiência imersiva, que desafia os participantes a encarnar as personagens do livro “Enquanto o Fim Não Vem”, de Mafalda Santos, e a encontrar a resposta a uma questão: “quem é o assassino?”. O Jantar Mistério é uma das propostas da programação do Festival Literário Utopia, que regressa a Braga para a sua segunda edição, entre 15 e 24 de novembro.
Com dinamização da autora, a atividade propõe uma recriação do livro policial, durante a qual, ao longo de duas horas e meia, os “convidados” deste jantar vão dar vida a personagens como Afonso, Gabriela ou o inspetor Lopo. Publicado em 2023, “Enquanto o Fim Não Vem” relata o mistério em torno do assassinato de Laura e a busca pelo culpado – ou culpados –, desvendando, a pouco e pouco, camadas inesperadas e possibilidades que surpreendem os leitores. Partindo desta narrativa, o Jantar Mistério assume-se como uma experiência singular, que vai pôr à prova os aspirantes a detetive.
Mafalda Santos destaca-se por uma atividade profissional eclética, com atuação em diversas áreas: de guionista de teatro e televisão a encenadora, passando pelo ensino de Interpretação. Além da obra que inspira o Jantar Mistério, a autora lisboeta já publicou os livros “Conta-me, Escuridão” e “Do Outro Lado”, todos editados pela Suma de Letras. Publicou, este ano, “A História do Coco Que Aprendeu a Ser Ovo”, o seu primeiro livro infantil.
As inscrições na atividade já estão abertas, sendo possível reservar o lugar através do link disponibilizado no site festival-utopia.pt. O bilhete tem um valor associado de 30 euros, que inclui a refeição dos participantes. A leitura prévia do livro “Enquanto o Fim Não Vem” é aconselhada, de forma a garantir uma experiência mais imersiva.
Utopia regressa com 10 dias de programação e mais de 100 convidados
Durante 10 dias, o município de Braga volta a transformar-se num ponto de encontro para leitores e autores, reunindo alguns dos nomes mais sonantes da cena literária nacional e internacional. No total, mais de uma centena de convidados vão passar pela segunda edição do Festival Utopia, que conta com uma programação de 10 dias, distribuída por diferentes espaços da cidade.
J.M.G. Le Cézio – galardoado com o Prémio Nobel da Literatura, em 2008 –, e Paula Hawkins – autora do best-seller “A Rapariga no Comboio” –, assim como os autores lusófonos Aline Bei, Capicua, João Tordo, Gonçalo M. Tavares, José Luís Peixoto, Madalena Sá Fernandes, Maria Francisca Gama, Martim Sousa Tavares e Valter Hugo Mãe integram a lista de nomes já confirmados. Com o mote “Toda a literatura é uma utopia”, as propostas do festival literário incluem, além de conferências e apresentações, workshops, masterclasses, entrevistas de vida, podcasts ao vivo e experiências imersivas. Mais informações disponíveis em festival-utopia.pt.