Exposições
"Olhares Solidários"
A proposta para a exposição surgiu em fevereiro de 2024 por parte da artista chilena, residente em Portugal desde 2011, SOLEDAD C. REIS, que através da arte, quis juntar um grupo de artistas chilenos e portugueses, para organizar, em parceria connosco, uma expo-sição solidária, em que as receitas das vendas das obras, revertessem a favor das vítimas dos incêndios devastadores que ocorreram no CHILE no ano em curso.
10 Out a 14 Nov 2024
O Chile, como Portugal, é um pais de tradição artísitica mas também, lamentávelmente tem historial de incêndios devastadores. Os incêndios que afectaram extensas áreas da V região do Chile nos dias 2 e 3 de Fevereiro passados, e catalogados como dos piores nos últimos 30 anos, não apenas causaram danos materiais significativos, mas também deixaram um impacto emocional e psicológico duradouro nas comunidades . Morreram 135 pessoas e mais de 21000 ficaram sem habitação, se estima que mais de 9828 edificações foram afectadas no municipio de Viña del Mar só e no total, foram mais de 40000 as pessoas damnificadas.
Reconhecendo a necessidade urgente de apoio, acreditamos que a organização de uma exposição de arte que reúna trabalhos de diversos artistas chilenos e portugueses na Galeria Beltrão Coelho é uma oportunidade da qual estamos muito gratos.
Acreditamos no poder da arte como uma ferramenta para promover a mudança e o bem-estar social. Com esta exposição, além de difundir o trabalho dos artistas, esperamos arrecadar fundos vitais para as famílias afetadas pelos incêndios, mas também destacar a solidariedade e o apoio que podemos oferecer como sociedade.
Os fundos angariados serão destinados a instituições oficiais de ajuda como a ONG Desafio Levantemos Chile, que entre outras instituições, tem estado em terreno a proporcionar ajuda.
Artistas: Ana Ferreira, Andrea Paz, Bela Branquinho, Bernardita Garib, Cecilia Garay, Fernanda Torgal, Josefa Searle, Livre Corte (Hernán Badilla), Lurdes Fonse-ca, M. Lourdes Pinto, Macarena Diuana, Peter Crorkan, Wip Studio, Soledad C. Reis.