Teatro
Teatro sérvio traz ao São João uma versão contemporânea de Rei Édipo
É num bar-boîte de film noir que o esloveno Vito Taufer encena esta versão contemporânea da tragédia de Sófocles. Espetáculo do Yugoslav Drama Theatre, da Sérvia, está em cena no Porto nos dias 18 e 19 de outubro.
18 Out a 19 Out 2024
Entre nuvens de fumo, luz e sombra, canções e whiskey, circulam as profecias, os segredos e as responsabilidades. É num bar-boîte de film noir que o esloveno Vito Taufer encena a história de Édipo, conectando a tragédia grega com a atualidade através da linguagem, dos figurinos, da cenografia e da música.
Embora adaptada aos tempos modernos, esta versão contemporânea da obra de Sófocles ainda aborda os temas do destino e do livre-arbítrio. Ao mesmo tempo, este Rei Édipo lança uma pergunta sobre os nossos dias: serão as decisões dos que nos governam baseadas na razão e no conhecimento, ou apenas formas de adesão a juízos cristalizados e já obsoletos?
A produção do Yugoslav Drama Theatre (Belgrado, Sérvia) apresenta-se em Portugal, no palco do Teatro Nacional São João, nos dias 18 e 19 de outubro, sexta-feira às 21h e sábado às 19h. O preço dos bilhetes varia entre os 7,50 e os 16 euros. A peça em língua sérvia é legendada em português.