Música
"Povo Que Cantas - A Poesia de Homem de Mello"
Um concerto que celebra o grande poeta portuense Pedro Homem de Mello, autor de fados incontornáveis imortalizados na voz de Amália Rodrigues, como “Povo Que Lavas no Rio”, “O Rapaz da Camisola Verde”, “Havemos de ir a Viana” e “Fria Claridade”.
24 Out 2024 | 21h00
A acompanhar estarão os músicos David Ribeiro, Diniz Lavos, Francisco Gaspar, Jaime Santos Jr e Pedro de Castro.
Nascido no Porto, Pedro Homem de Mello (1904-1984) é um dos maiores nomes da poesia portuguesa. Amália Rodrigues imortalizou algumas das suas palavras: são da sua autoria alguns dos fados gravados na nossa História coletiva. Apesar de as suas palavras serem conhecidas por todos, há quem desconheça a sua autoria.
Pedro Homem de Mello desenvolveu uma extensa obra poética, com a publicação de cerca de 30 títulos entre a década de 30 e a década de 70 do século XX. Recebeu o Prémio Antero de Quental (1939), Prémio Ocidente (1964), e o Prémio Nacional de Poesia em 1972. Licenciado em Direito, dedicou-se posteriormente ao ensino do português. Foi ainda jornalista e estudioso das tradições populares e do folclore nacional, sobretudo do Norte, que durante anos divulgou na RTP.
“Povo Que Cantas - A Poesia de Homem de Mello” celebra o 120º aniversário do nascimento do eterno poeta portuense, dando a ouvir ao público alguns dos fados mais célebres da nossa História, cantados por algumas das melhores vozes do fado em Portugal.
>> Bilhetes