Música
A 2ª temporada das Clav Live Sessions arranca em outubro
As CLAV LIVE SESSIONS estão de volta para a 2ª temporada de 2024, trazendo consigo três artistas convidados para um universo de 5 concertos que se realizarão entre Guimarães e V.N. de Famalicão, dando assim a continuidade à programação regular do CLAV - Centro e Laboratório Artístico de Vermil de 2024.
3 Out a 12 Dez 2024
Em formato de avaliação, a CAISA C.R.L. agradece desde já a todos os artistas que passaram por estas 60 edições, bem como, a colaboração exemplar de todos os técnicos envolvidos na sua produção.
Esta visão arrojada de descentralização cultural e de ampliação do acesso à cultura para um público que, de outra forma, não tinha esta oportunidade, só foi possível com a colaboração entre diversos parceiros como por exemplo o Projeto Há Cultura - V.N. de Famalicão e o IMPACT - Guimarães, bem como o apoio incondicional da Junta de Freguesia da União de Freguesias de Airão S. João, Airão Sta. Maria e Vermil.
Contudo o diretor artístico do CLAV, Alberto Fernandes também agradece a todos os media que divulgaram as CLAV LIVE SESSIONS e que, com uma posição pró-ativa a favor da promoção da cultura, ajudaram imenso este pequeno projeto a crescer ao longo dos últimos seis anos de existência. “Um Bem-haja a todos”.
Mas para que não haja qualquer dúvida as CLAV LIVE SESSIONS irão voltar em força em 2025 e com boas novidades.
Em Outubro, as CLAV LIVE SESSIONS apresentam Êxodo, um projeto concebido pelo NoMad Duo – Ricardo Antão (eufónio) e Jonathan Silva (percussão). Através de uma fusão singular, o duo promove e divulga nova música, incentivando a criação artística para uma formação pouco usual. Este projeto inclui a criação de obras musicais inspiradas nas histórias de migrantes oriundos da América Latina. “Êxodo” pretende combater a xenofobia e a intolerância, utilizando a música como veículo para criar pontes de identificação do público com as realidades vividas pelos migrantes.
Novembro conta com First Draft, Marine Arnoult e Clément Douam, que transformam uma sensibilidade aguçada em energia bruta, inspirando-se no post-rock, post-hardcore, shoegaze ou brit rock. A secção rítmica intransigente suporta vocais claros, melódicos, enraizados e poderosos conduzidos pela própria baterista. Um contraste marcante que enfatiza um universo artístico ao mesmo tempo sombrio e esperançoso.
As CLAV LIVE SESSIONS em 2024 acabam em Dezembro com Alberto Fernandes Trio, que traz ao público uma seleção de composições que foram criadas ao longo de vários anos, em diferentes momentos de sua vida. Este espetáculo marca o retorno do artista aos palcos, após uma década de trabalho nos bastidores das Artes Performativas. No palco, Alberto Fernandes estará acompanhado por Pedro Gonçalves de Oliveira na bateria e Tiago Lemos na guitarra, numa performance que ele define como "um manifesto" repleto de canções de amor e outras que lançam um olhar crítico sobre a sociedade. Ao longo dos últimos anos, Alberto Fernandes consolidou uma carreira com destaque na produção e criação musical, tanto para teatro quanto para cinema. Ele também é o diretor artístico do CLAV – Centro e Laboratório Artístico de Vermil e do PELES – International Drum Fest, além de ter liderado diversos projetos de co-criação artística comunitária e ter feito várias participações em outros projetos.
Programação Outubro a Dezembro de 2024
2 ª temporada
58 ª CLAV LIVE SESSIONS I NoMad Duo - Êxodo
3 I Out - CLAV em Vermil - Guimarães 21h30
4 I Out - Museu Ferroviário de Lousado - V.N. de Famalicão
59 ª CLAV LIVE SESSIONS I First Draft
14 I Nov - CLAV em Vermil - Guimarães 21h30
15 I Nov - Salão Nobre de Mogege - V.N. de Famalicão 21h30
60 ª CLAV LIVE SESSIONS I Alberto Fernandes Trio
12 I Dez - CLAV em Vermil - Guimarães 21h30