"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

Festivais

FIMCO - Festival Internacional de Música de Câmara de Oeiras

A Orquestra de Câmara Portuguesa (OCP) apresenta a 2ª edição do Festival Internacional de Música de Câmara de Oeiras, de 27 a 29 de setembro, com entrada livre, em cinco espaços do Município de Oeiras.

27 Set a 29 Set 2024

Oeiras
Preço
Entrada livre
A Orquestra de Câmara Portuguesa (OCP) apresenta a 2ª edição do Festival Internacional de Música de Câmara de Oeiras, de 27 a 29 de setembro, com entrada livre, em cinco espaços do Município de Oeiras.

Num convite ao público para mergulhar e viajar pelas mais belas e surpreendentes paisagens sonoras, o festival tem o mar e a sustentabilidade como tema, e celebra o 17º aniversário da estreia absoluta da Orquestra de Câmara Portuguesa. O grande convidado especial desta edição é Lê Quan Ninh, compositor e virtuoso percussionista franco-vietnamita.

O FIMCO desdobra-se ainda por concertos que incluem:

• Uma camerata de cordas constituída por músicos da Orquestra de Câmara Portuguesa e alumni da Jovem Orquestra Portuguesa, que em conjunto vão celebrar a pureza eterna de Bach e a tempestuosa serenata de Tchaikovsky, sob a direção do Maestro Pedro Carneiro;

• O jovem violoncelista Vasco Ferrão e o pianista Francisco Cabrita, que apresentam um recital em que a delicadeza da chuva do mestre japonês Toru Takemitsu contrasta com a torrente colossal da música atemporal de Shostakovich.

• Rui Borges Maia, Ana Maria Santos e um quarteto de cordas da Orquestra de Câmara Portuguesa, que trazem a harmonia sublime da música de Mozart e as novas sonoridades de duas compositoras do nosso tempo. Allison Loggins-Hull faz uma reflexão sobre as alterações climáticas, em homenagem às vítimas do Furacão Maria (que devastou Porto Rico em setembro de 2017) e Liza Lim evoca os sons poéticos da água, num longínquo canto da sereia.

O concerto de encerramento está entregue ao ensemble inclusivo Notas de Contacto com uma exploração sonora e instrumental inspirada nos sons do mar. Na segunda parte do concerto, Lê Quan Ninh junta-se a um agrupamento da Jovem Orquestra Portuguesa para apresentar uma cocriação inédita, resultado da sua residência artística na sede da OCP.

O FIMCO tem o apoio do Município de Oeiras e do “Programa Caixa Cultura” da Caixa Geral de Depósitos, S.A..

“O Município de Oeiras não poderia deixar de congratular a OCP pela realização desta segunda edição do FIMCO, ainda mais relevante este ano pois apresenta, como trave-mestra da programação, os temas do mar e da sustentabilidade, que são tão caros ao nosso território,” comentou Isaltino Morais, Presidente da Câmara Municipal de Oeiras. “Tal como os quatro concertos de As Quatro Estações de Vivaldi, também neste território de Oeiras procuramos ativamente uma ligação serena e equilibrada entre o desenvolvimento e a capacitação da população que por cá habita, estuda e trabalha e o Ambiente, numa lógica de crescimento sustentável. Importa, pois, para materialização dessa intenção contínua de busca de crescimento em equilíbrio, que a mensagem de tal desígnio seja feita de modos não só técnicos (comunicação e sensibilização pelos mais diferentes meios publicitários, por exemplo), mas também através da apropriação estética de uma criação cultural, e é-me difícil imaginar algo mais eficaz para o passar de um desiderato coletivo do que a música. Por esse mesmo motivo saúdo esta 2ª edição do FIMCO, esperando que esse mar que pretendem cantar transporte, para junto do público, não só o deleite da audição de uma bela peça musical, mas igualmente um repto de responsabilidade e consciência coletiva, no que respeita ao duplo dever de nos desenvolvermos enquanto indivíduos e comunidade, respeitando ao mesmo tempo o entorno onde nos encontramos.”

Programação Completa do Festival:

27 de setembro | 11h00 | Escola Secundária Luís de Freitas Branco – Concerto Imersivo para Comunidade Escolar | Orquestra de Câmara Portuguesa

27 de setembro | 21h00 | Salão Paroquial Nova Oeiras – Alvorada e tradição | Orquestra de Câmara Portuguesa e Lê Quan Ninh

28 de setembro | 17h00 | Auditório Municipal Maestro César Batalha – Choques temporais | Recital de Violoncelo e Piano com Vasco Ferrão e Francisco Cabrita

28 de setembro | 21h00 | Igreja Matriz de Oeiras – Sublime ventania | Rui Borges Maia, Ana Maria Santos e quarteto de cordas da Orquestra de Câmara Portuguesa

29 de setembro | 18h00 | Sede da Orquestra de Câmara Portuguesa – Ondas de inclusão, juventude e criação | Ensemble Notas de Contacto / Lê Quan Ninh e Jovem Orquestra Portuguesa

Para mais informações sobre o Festival Internacional de Música de Câmara de Oeiras - FIMCO - aceda a ocp.org.pt ou entre em contacto através do e-mail reservas@ocp.org.pt ou telefone +351 915 391 449.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
96,868,838