"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

"ELLES DISENT" — Elizabete Francisca

A convite de Carlota Lagido e inserida no ciclo "cérebro, olhos, mãos e papel", é inaugurada a exposição ELLES DISENT, de Elizabete Francisca.

13 Set 2024  |  18h30

Estúdios Victor Córdon
Rua Victor Córdon, nº 20, 1200-484 Lisboa
Preço
Entrada livre
Este ciclo, dedicado a artistas da dança com uma forte ligação às artes visuais, tem curadoria de Carlota Lagido e prolonga-se ao longo de 2024 com três exposições individuais. Depois de Luís Guerra e de João Galante, inauguramos agora a exposição individual de Elizabete Francisca, que encerra o ciclo com uma proposta singular.

"Este voltar a fazer coisas com as mãos. Manusear materialidades, sentidos. Saber que se um dia a dança me falhar ou faltar, ou se eu lhe faltar, haverá este mundo que me ocupa. O das mãos que arrastam tudo o resto." — Elizabete Francisca

Ciclo de exposições CÉREBRO, OLHOS, MÃOS E PAPEL
«Que capacidade é essa do corpo que transporta o que observamos e o encerra numa folha de papel? Falo do corpo a transmutar-se em desenho, numa fusão intrincada entre olhos, mãos e papel. É como o desenvolvimento de um músculo mental que de forma misteriosa se prolonga pelo braço, chega à mão e percorre o papel. Transforma-se em movimento e dinâmica. Há pessoas das artes performativas que desenham mesmo antes de usarem o corpo como instrumento. Luís Guerra, João Galante e Elizabete Francisca são algumas dessas pessoas. Estas exposições revelam três formas diferentes de usar a musculatura mental, cada uma com a sua identidade e beleza. O desenho é um ato físico que requer tempo, memória, foco, prática, vontade, resistência e liberdade. É como dança.» — Carlota Lagido

Elizabete Francisca
Elizabete Francisca move-se em contextos multidisciplinares e colaborativos, na área da dança, das artes visuais e do cinema. Reivindica cada corpo como lugar autónomo, singular e legítimo, procurando estar próxima de uma intimidade, e por isso emancipação, mesmo que sempre numa rede de paradoxos. Algo indestrinçável de uma preocupação (e urgência) em dar voz a um ativismo pessoal, político e social. Foi artista apoiada pela Materiais Diversos, dirigida por Tiago Guedes, entre 2011-2013, e apoiada pelo Rumo do Fumo, de Vera Mantero, entre 2013 e 2020. Atualmente integra o coletivo APNEIA COLECTIVA.

Carlota Lagido
É bailarina, coreografa, figurinista e artista visual. Estudou desenho na New York Academy of Arts. Tem pós-graduação em Design de Cena pela ESTC. Estudou dança na Escola Profissional do Ballet Gulbenkian e em Nova Iorque, no Peridance School. O seu trabalho como coreógrafa tem características multidisciplinares, onde cruza o desenho e o vídeo com a prática performativa.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "Passos na Floresta"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para o espetáculo "Passos na Floresta" de Carlos J. Pessoa, a ser apresentado pelo Teatro da Garagem nos dias 13 e 14 de setembro, no Teatro Garcia de Resende em Évora, às 21h30.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Visitas
96,407,780