Dança
Precarious Moves
Na sua estreia em Lisboa, o teórico e artista com deficiência física Michael Turinsky apresenta Precarious Moves, questionando as suas necessidades de mobilidade, assim como a necessidade urgente de uma mobilização social mais ampla.
25 Set a 26 Set 2024
Neste solo biográfico, convida-nos a uma profunda reflexão sobre a relação de submissão dos nossos corpos às regras impostas pelos regimes sistémicos das culturas hegemónicas de mobilidade e mobilização. Como se movimenta um corpo quando a sua relação com o que o rodeia é fundamentalmente precária e vulnerável?
Precarious Moves reflete a experiência pessoal de Turinsky e utiliza a dança e atividades do quotidiano para realçar tanto os limites que enfrentamos como o seu potencial de mudança. Oscilando entre os conceitos de organicidade e de organização, o espetáculo desenrola-se, de forma irónica e comprometida, a partir da estranha relação que liga o corpo ao mundo sensual através do qual se move, como um movimento de procura em que o gesto desviante descobre o seu meio coreográfico ao mesmo tempo que abre a nossa sensibilidade para além dele.
MICHAEL TURINSKY vive em Viena e trabalha na intersecção da dança e da performance, da deficiência e da teoria política e estética. Na sua prática artística, interessa-lhe um compromisso abrangente com a fenomenologia específica do corpo rotulado como "deficiente", a sua maneira específica de estar no mundo, a sua relação com a temporalidade e o ritmo, o género e a sexualidade, a visibilidade e a invisibilidade.