"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

"Há Música na Casa da Cerca 2024" apresenta Mário Costa Quartet - "Chromosome"

O programa "Há Música na Casa da Cerca" é desenvolvido desde 2015 pela Casa da Cerca - Centro de Arte Contemporânea em parceria com a PontoZurca - editora e produtora discográfica. Apresenta uma seleção musical ecléctica e realiza-se anualmente em vários espaços da Casa e do Jardim.

27 Jul 2024  |  21h30

Casa da Cerca em Almada, Anfiteatro do Jardim Botânico
Preço
Entrada livre
Em 2024 cumpre-se a sua 10.ª edição e, em jeito de celebração, revisitam-se todas as categorias de programação que fizeram parte do ciclo ao longo dos anos: CONCERTOS AO PÔR-DO-SOL (incluíndo a partilha de playlists de convidados); MÚSICA NAS EXPOSIÇÕES e CONCERTOS INVISÍVEIS.

MÁRIO COSTA QUARTET - "CHROMOSOME"
Sábado, 27 de julho, 21h30
Anfiteatro do Jardim Botânico

CONCERTOS AO PÔR DO SOL

Entrada Gratuita sujeita à lotação do espaço
Todos os Públicos

Mário Costa construiu um notável percurso musical ao longo dos anos: são mais de 600 os concertos realizados em algumas das mais prestigiadas salas do mundo enquanto baterista de artistas como António Zambujo, Miguel Araújo e Ana Moura.

O seu sucesso pessoal está associado a tudo o que o jazz nacional conquistou além-fronteiras e dentro destas, tendo colaborado com vários músicos de diferentes gerações, desde João Mortágua ou Hugo Carvalhais a Carlos Bica ou Mário Laginha, passando também por projectos como MAZAM, Ensemble Super Moderne, Carlos Azevedo Quarteto, Orquestra de Jazz de Matosinhos, entre muitos outros.

Internacionalmente, é membro do super-grupo revelação do jazz europeu Emile Parisien, que soma já dois registos discográficos na editora ACT: “Sfumato” (2016) - álbum do ano nos prémios franceses “Victoires du Jazz”; e “Sfumato Live in Marciac” (2018) que consagra em definitivo o baterista português Mário Costa ao lado das maiores figuras do jazz mundial, como os lendários Michel Portal, Joachim Kühn e Wynton Marsalis.

Entre outros nomes conceituados da cena jazzística internacional, Costa já partilhou o palco com John Taylor, Lionel Loueke, Metropole Orkest, John Beasley, Daniel Humair, Jason Rebelo, Vincent Peirani, Michael Wollny, Theo Ceccaldi, Roberto Negro, Liudas Mockunas, Dominique Pifarély, Bojan Z, Yaron Herman e o saxofonista inglês Andy Sheppard, ingressando o seu novo quarteto.

Em 2018, Costa lançou o projecto Oxy Patina (CleanFeed), acompanhado novamente por duas figuras incontornáveis do jazz europeu: Benoît Delbecq, no piano e Marc Ducret na guitarra: a estreia em nome próprio, que para além de inúmeras críticas internacionais, recebeu o máximo das estrelas pela revista Jazz.pt que lhe atribuiu os títulos de “melhor disco do ano” e “músico de jazz nacional do ano”. No início de 2024 recebeu novamente o título de “Músico de Jazz do Ano”, atribuído por um júri composto por 13 personalidades ligadas ao jazz, a convite da revista jazz.pt.

Atualmente encontra-se a promover o seu mais recente quarteto intitulado "Chromosome", considerado "Grupo do Ano” nos prémios RTP / festa do jazz 2023, e que apresenta neste concerto na Casa da Cerca, acompanhado pelo trompetista luso-brasileiro Gileno Santana e pelo franceses Benoit Delbecq, no piano e sintetizadores e Bruno Chevillon no contrabaixo.

19h00 - Playlist de ALINE FRAZÃO

Os Concertos ao Pôr do Sol voltam a incluir, em 2024, a apresentação de playlists de convidados. São momentos em que podemos ouvir as músicas favoritas escolhidas por personalidades relevantes no contexto da programação do ano, entre as quais atores, músicos, artistas, ativistas, escritores, etc.

No dia 27 de julho, às 19h00, a convidada é a cantora e compositora ALINE FRAZÃO.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
94,518,644