Teatro
A Colónia de Marco Martins
Partindo de uma investigação da jornalista Joana Pereira Bastos, o encenador e cineasta Marco Martins constrói um espetáculo sobre uma inédita colónia de férias para filhos de presos políticos, em 1972, nas Caldas da Rainha.
5 Dez a 14 Dez 2024
Durante duas semanas, 18 crianças entre os 3 e os 14 anos, marcadas pela prisão dos pais e com um passado de clandestinidade e solidão, aprenderam pela primeira vez a brincar em conjunto e em liberdade. Marco Martins reúne um elenco de crianças e alguns dos participantes da colónia para trabalhar a partir das histórias e vivências pessoais e aproximar-se de uma reflexão mais ampla sobre a história, a memória e a opressão, numa peça em que o legado da música de intervenção é um aspeto fundamental.
O trabalho artístico de Marco Martins surge, muitas vezes, do encontro com comunidades específicas e periféricas com quem desenvolve longos processos de criação, em que a vida e as histórias dos seus intérpretes se tornam a base das criações. Longe de um teatro dito documental, cada projeto implica uma procura partilhada da poesia do cotidiano.
Criação e encenação Marco Martins
A partir de uma reportagem de Joana Pereira Bastos
Ideia original Renzo Barsotti
Pesquisa e tratamento de imagens de arquivo Susana de Sousa Dias
Desenho de luz Nuno Meira
Assistência de Encenação e Apoio à Dramaturgia Rita Quelhas
Administração Arena — Marta Delgado Martins
Produção executiva Flávio Catelli
Coordenação de projeto e direção de produção Mariana Brandão
Coprodução Culturgest — Fundação Caixa Geral de Depósitos e Teatro Nacional S. João
Residência artística O Espaço do Tempo