"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Festivais

6ª Edição do Festival Múltiplo

Na sua sexta edição, o Festival Múltiplo é um evento independente e sem fins lucrativos que se pretende opor a típica migração das massas para os grandes festivais de verão, um pequeno festival feito por agentes locais, que nos permite habitar o centro histórico e manter vivos projetos independentes de alto valor artístico.

25 Jul a 27 Jul 2024

Zaratan - Arte Contemporânea
Rua de São Bento, 432 1250-221 Lisboa
Caracteriza-se uma forte componente de produção criativa DIY e envolve de uma forma sustentável e interdisciplinar uma seleção de artistas e agentes dos mais interessantes no panorama artístico nacional.

O Festival Múltiplo 2024 explora a apresentação de atuações a solo. Reúne um conjunto de 18 concertos, o lançamento de 3 obras em edição múltipla e o lançamento de 18 cartazes criados por 18 artistas visuais. Inclui ainda open studios, performances e tertúlias.
A semelhança dos anos anteriores, o Festival apresenta uma panóplia variada de géneros e estilos.

As atuações irão acontecer em diferentes espaços da Zaratan, transitando entre a sala de concertos, o pátio e a galeria de arte.

Para limpar o paladar auditivo, intercalam os concertos as playlists dos não-djs convidados, que propõem uma partilha musical com gostos sortidos.

Na galeria apresentamos as obras em edição múltipla de Ana Pessoa, Sara Mealha e Nuno Viegas, obras estas que funcionam como um prolongamento das exposições individuais que apresentaram na Zaratan em 2023.

Haverá também o lançamento de 18 cartazes criados a partir do som do festival e realizados por: António Olaio, Bruno Humberto, Carlos Gaspar, Daniela Rodrigues, Elžbieta Rozanovaite, Felix Vong, Fonseca da Silva, Henrique Neves, Joana Geraldes, João Fonte Santa, João Viotti, Paulo Uliard, Pedro Gramaxo, Salomé Paiva, Sara Franco, Susana Borges, Systaime eTiaagh. Isto é: convidamos um artista visual a ouvir as produções musicais de cada interveniente e a partir desta escuta é produzido um artwork impresso em risografia numa edição limitadíssima.

Ao longo dos 3 dias organizamos ainda um encontro e a apresentação do trabalho das artistas em residência na Zaratan: a artista multimédia Kym Cooper (US) e a escritora emergente Kathy Nguyen (CA).

O festival é “Múltiplo” no sentido de variado e diferente, mas também por ser uma unidade que contém várias outras: o evento reúne uma comunidade artística em crescimento, onde a identidade do coletivo se define e se expande cada vez mais, precisamente graças à união das contribuições únicas de cada indivíduo. Com este evento celebramos os quase 10 anos de existência da Zaratan, um espaço onde diversas espécies se multiplicam a um ritmo rápido, fora das lógicas comerciais e capitalistas, dos clubes exclusivos e dos circuitos convencionais.

O Festival Múltiplo tem uma lotação limitada a 60 pessoas por dia.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
94,462,911