"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Festivais

Música

Porto Pianofest regressa com 11 dias de concertos pela cidade para aproximar a música clássica do grande público

De 1 a 11 de agosto, o Porto Pianofest traz ao Porto, Famalicão e Matosinhos concertos, masterclasses e apresentações gratuitas que se estendem por salas como a Casa da Música, Museu do Romântico e Palácio da Bolsa.

1 Ago a 11 Ago 2024

Porto, Famalicão e Matosinhos

Dos artistas consagrados aos novos talentos, o Porto Pianofest está de regresso para aproximar a música clássica do grande público e, desta vez, traz uma “Mensagem” especial: um projeto em estreia em Portugal que une o piano à poesia portuguesa, tendo como pano de fundo os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões. Poemas de Fernando Pessoa, Sophia de Mello Breyner, Eugénio de Andrade, Pedro Mexia e Camões ganham corpo sonoro em interpretações originais, resultado de uma cocriação global de compositores nacionais e internacionais.

Após melhor edição de sempre, em 2023, o festival internacional de música regressa de 1 a 11 de agosto, estendendo-se por diversas salas do Porto, algumas a céu aberto, e Vila Nova de Famalicão, para abrir portas à música clássica e convidar a conhecer alguns dos espaços emblemáticos de ambas cidades. O programa completo da 9.ª edição do Porto Pianofest acaba de ser anunciado e os bilhetes (a partir de 5€) já estão à venda.

A 1 de agosto, em estreia no Porto, o saxofonista cubano Yosvany Terry vai encher a Casa da Música com os ritmos do jazz afro-cubano, entrelaçados com sonoridades da América Latina, Caraíbas, França, África e Estados Unidos. A acompanhá-lo estará um quarteto com pianista, baixista e baterista internacionais.

Outro ponto alto do festival será o concerto de encerramento do Porto, pela pianista e compositora suíça Beatrice Berrut, que se estreia em Portugal. “Abracadabra”, que inclui uma interpretação da “Bela Adormecida” de Tchaikovsky, remeterá para um mundo de fantasia e cor, a condizer com o palco escolhido para o espetáculo: o Salão Árabe do Palácio da Bolsa.

“Mensagem”: antologia de literatura portuguesa tocada ao piano

A 2 de agosto, no panorâmico Pátio da Casa-Museu Guerra Junqueiro, será apresentado, pela primeira vez em Portugal, o projeto “Mensagem”. Tendo como mote os 500 anos do nascimento de Luís Vaz de Camões, o projeto nasce de um desafio lançado a nível global a vários compositores, para criar interpretações originais inspiradas nas obras de grandes autores portugueses.

O resultado será apresentado em dueto por Nuno Marques, pianista português residente em Nova Iorque e organizador do festival, e a soprano portuguesa Lara Martins, que se celebrizou como protagonista do musical Fantasma da Ópera, em Londres. Juntos, darão música e voz a poemas de Luís Vaz de Camões, Fernando Pessoa, Sophia de Mello Breyner, Eugénio de Andrade e Pedro Mexia. Em ano de celebração dos 50 anos do 25 de abril, o projeto incorpora ainda alguns dos hinos da revolução, como “Grândola Vila Morena” e “Coro da Primavera”.

O Porto Pianofest tem como missão, há 9 edições, criar esta ligação entre a música clássica e a cidade do Porto, numa dualidade que convida a descobrir os grandes compositores clássicos e intérpretes contemporâneos, enquanto dá a conhecer as mais bonitas salas da cidade. Tivemos oportunidade de apresentar este projeto “Mensagem” nos concertos de promoção internacional em Nova Iorque, Washington, Paris e Madrid e o impacto no público foi muito positivo. Queremos colocar o Porto e Portugal no roteiro da música clássica e que melhor maneira de fazê-lo do que com as palavras dos nossos grandes poetas”, afirma Nuno Marques, diretor do Porto Pianofest.

No jardim ou em família: concertos estendem-se pela cidade

Para o Salão Nobre da Reitoria da Universidade do Porto, ficam reservados alguns dos concertos mais complexos do festival, com atuações dos pianistas José Ramón Mendez e Lisa Yui e ainda do Trio Pangea, que traz obras de compositores portugueses interpretadas ao piano, violino e violoncelo.

Já os concertos para famílias (3 de agosto, Casa Comum)e também o espetáculo “Bach no Jardim” (9 de agosto) vão provar o lado mais descontraído do Porto Pianofest. No Pátio do Museu RomânticoEvan Shinners, pianista norte-americano radicado no Porto, traz uma interpretação única de obras complexas, mas tocadas num ambiente informal, com entrada gratuita.

Os concertos (alguns de acesso livre) vão multiplicar-se no interior do Museu do Romântico e ainda no Conservatório de Música do Porto e no Centro de Alto Rendimento Artístico, em Matosinhos, como resultado dos programas de ensino do Porto Pianofest. O festival comporta um conjunto de masterclasses e residências artísticas, que recebem desde músicos emergentes a profissionais que, depois, têm oportunidade de apresentar-se no festival.

Alguns destes músicos vão ainda passar pela já habitual Maratona de Piano no Mercado do Bolhão, a 30 de julho. A iniciativa de pré-abertura do festival é de acesso livre e conta com 8 horas consecutivas de música centradas no piano instalado junto à entrada da Rua Formosa.

“Contamos com uma programação muito eclética, que reforça o grande objetivo do festival: levar a música clássica a locais únicos do Porto, onde possa chegar a diferentes tipos de públicos, das crianças aos adultos, de quem já conhece a quem quer conhecer os artistas que cuidadosamente escolhemos para a nossa programação”, acrescenta Nuno Marques.

Os bilhetes para o Porto Pianofest estão já disponíveis para venda. Para este ano, foram criados packs que permitem o acesso a vários concertos, de acordo com três temas: grandes mestres do piano, interação entre piano e outros instrumentos e locais emblemáticos da cidade do Porto.

Programa completo
Bilheteira

Sobre o festival:
O Porto Pianofest é um festival internacional que, desde a sua primeira edição em 2016, tem vindo a fortalecer a cidade do Porto enquanto destino cultural. Criado por Nuno Marques, pianista-compositor e diretor artístico, em colaboração com a pianista-compositora americana Mariel Mayz, o festival tem como principal objetivo trazer artistas de renome internacional para diversos concertos realizados em locais emblemáticos da cidade, democratizando, assim, a música clássica. O festival internacional não só celebra a música, como também promove o diálogo artístico global, proporcionando uma experiência educativa através de formações, masterclasses e concertos de alunos talentosos e escolhidos a dedo. Com um corpo artístico docente de elevada qualidade, o Porto Pianofest destaca-se por apresentar tanto artistas consagrados como as futuras estrelas do mundo da música. Ao longo dos anos, o festival tem contado com o apoio de instituições de prestígio como o Conservatório de Música do Porto, a Casa da Música e a Universidade do Porto, bem como o patrocínio da Câmara Municipal do Porto e o Alto Patrocínio do Presidente da República. Além disso, conta com o apoio de parceiros como o Palácio da Bolsa, a Associação Comercial do Porto, o Turismo de Portugal, entre outros. Ao longo das várias edições, o festival tem apresentado uma impressionante lista de artistas, incluindo nomes como Clarice Assad, Jean Saulnier, José Ramón Méndez, Alexander Kobrin, Olga Prats, Artur Pizarro, Judith Jauregui, entre outros. Estas apresentações internacionais são possíveis graças ao apoio de entidades como a Fundação Luso Americana, a Embaixada Portuguesa em Washington DC e a AICEP. O Porto Pianofest continua a afirmar-se como um dos eventos culturais mais importantes da cidade, enriquecendo o âmbito musical do Porto e proporcionando experiências inesquecíveis para todos os visitam e acompanham o festival.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,806,733