"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Exposição nos 150 anos de nascimento de João Amaral

Colégio de Lamego presta tributo ao artista plástico, antigo professor de Desenho e Teatro e primeiro diretor do Museu de Lamego, com exposição de artes visuais.

3 Jul a 16 Jul 2024

Museu de Lamego
Largo de Camões, 5100-147 Lamego

No ano em que se celebram os 150 anos sobre o nascimento de João Moreira Guedes do Amaral (1874-1955), o Museu de Lamego preparou um conjunto de iniciativas destinadas a rememorar a figura ímpar do seu primeiro diretor. Um artista plástico, bibliófilo e pedagogo, que se desdobrou por vários domínios.

Mais reconhecido como exímio caricaturista e ilustrador, dedicou-se, na juventude, à dramaturgia, como autor de pequenas peças teatrais, ator, encenador e cenógrafo. Dono de uma personalidade irreverente e de uma curiosidade insaciável foi arqueólogo, historiador, museólogo e redator de largas centenas de crónicas jornalísticas. Defensor acérrimo de causas sociais e políticas, dedicou grande parte da vida à causa patrimonial, na organização e direção do Museu de Lamego, que levou a efeito, com verdadeiro espírito missionário.

João Amaral nasceu em Lamego, mas cedo foi para o Porto, com o intuito de se tornar artista. Discípulo do pintor Marques de Oliveira teve como colegas de curso, nomes como Aurélia de Souza e a irmã Sofia e Acácio Lino. No Porto, fez amigos e uma carreira auspiciosa, que trocou pelo regresso a Lamego, cerca de 1998, depois que conheceu Sara, sua mulher e mãe dos seus nove filhos.

Em 1907, João Amaral é convidado pelo então diretor do Colégio de Lamego, Pe. Alfredo Pinto Teixeira (1862-1934) para ensinar nessa prestigiada instituição de ensino, onde permanece até 1943: “Homem culto e de apurada sensibilidade, como os antigos alunos o recordam, o Pe. Alfredo reconhecia a importância do ensino artístico na formação dos seus discentes” (Alexandra Falcão, 2017).

Transcorridos 150 anos sobre o nascimento de João Amaral, coube, agora, ao Museu de Lamego, convidar o Colégio de Lamego, através da turma de Artes Visuais, da professora Sara Fernandes, para uma celebração conjunta. Inspirados nos desenhos, caricaturas e retratos, do mestre, Ema Mendes, Kelly Pedro, Núria Guedes e Raúl Mateus desenharam, pintaram e fotografaram, e Guilherme Gomes escreveu: “… Saber ver, através de cada face, por detrás de cada olhar, uma alma… O traço é emoção; a cor é sentimento; cada rosto é um ser, particular, porém, coletivamente, dado ao Mundo.”

A exposição Nos 150 Anos de João Amaral é a primeira das iniciativas, organizadas pelo Museu de Lamego, destinadas a assinalar a efeméride e que se prolongam até ao final do ano, com o lançamento de uma biografia e a realização da exposição O Porto de João Amaral, que terá lugar na Casa dos Livros, ao abrigo de parceria com a Reitoria da Universidade do Porto, a partir de finais de outubro.

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,701,755