"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

David Silva e Júlio Guerreiro no Ciclo de Concertos Antena 2

A cargo do concerto de dia 8 de julho estão o flautista David Silva e o guitarrista Júlio Guerreiro, que apresentam o recital Do Tango ao Corridinho.

8 Jul 2024  |  19h00

Museu do Oriente
Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte), 1350-352 Lisboa
Preço
Entrada livre

David Silva conta com um repertório que compreende mais de quatro séculos de música e Júlio Guerreiro foi solista em orquestras e colaborou em agrupamentos sinfónicos como Orquestra do Teatro Mariinsky de S. Petersburgo, ou grupos instrumentais mistos como a Camerata Lysy Gstaad (Suíça), sendo atualmente guitarrista convidado do REMIX Ensemble da Casa da Música do Porto. Em palco, os músicos vão interpretar obras de Fernando Lopes-Graça, como Tre CapriccettiMelodias Rústicas Portuguesas e Três Pequenos Duos. No repertório da noite vão ainda entoar-se ritmos de Astor Piazzolla da História do Tango.

PROGRAMA

Fernando Lopes-Graça | Tre Capriccetti
Nervoso
Melancólico
Giocoso-Lírico 

Fernando Lopes-Graça | Melodias Rústicas Portuguesas (IV Caderno)
Oração do Pobrezinho
Romance de Dom Fernando Carvalhesa
Dorme, dorme, meu menino
Canta a cuca
Onde vais, ó Luisinha!
Alvorada
Canto do S. João Corridinho 

Fernando Lopes Graça | Três Pequenos Duos
Gracioso
Balouçada
Folião 

Astor Piazzolla | História do Tango
Bordel, 1900
Café, 1930
Nightclub, 1960
Concert d’aujourd’hui 

David Silva 
Recentemente laureado com o 1º Prémio no concurso National Flute Association - 2023 Young Artists Competition, David Silva tem vindo a solidificar rapidamente a sua carreira enquanto flautista no panorama nacional. Desde recitais a solo, passando pela música de câmara ou enquanto músico orquestral, a sua carreira abrange um repertório que compreende mais de quatro séculos de música, começando no período barroco e chegando até aos dias de hoje.

No campo orquestral, foi membro da Gustav Mahler Jugend Orchester entre 2018 e 2020, tendo trabalhado com vários maestros de relevo, tais como: Christian Thielemann, Herbert Blomstedt, Vladimir Jurowski ou Jonathan Nott. Destacam-se ainda outras colaborações frequentes com: Opera Australia Orchestra, Queensland Symphony Orchestra, Orquestra Gulbenkian, Orquestra Sinfónica Portuguesa, Staatskapelle Dresden, Orchestre de la Suisse Romande, Musikkollegium Winterthur Orchester, entre outras. Concluiu a sua educação académica em algumas das instituições de maior renome a nível europeu: Koninklijk Conservatorium Brussel (Mestrado em Música - Flauta Transversal) e Haute École de Musique de Genève (Mestrado em Interpretação Musical - variante concerto). Entre os seus principais orientadores, salientam-se os professores Carlos Bruneel e Michel Bellavance (Flauta), Jerica Pavli e Katlijn Sergeant (Piccolo) e Serge Saitta e Anna Besson (Traverso). Durante o seu percurso académico foi distinguido com vários prémios nacionais e internacionais, distinguindo-se mais recentemente o 1º prémio no Australian Flute Festival Competition, o 3º prémio no Dutch International Flute Competition 2021, o 4º prémio no Tampere Flute Fest - Young Artists Competition 2022 e o 2º prémio no Clara Wieck Schumann Competition 2022 (Música de Câmara). Os seus estudos foram apoiados pela Fundação Calouste Gulbenkian através de uma bolsa de mérito artístico.  

Júlio Guerreiro 
Após licenciar-se pela Escola Superior de Música de Lisboa sob a orientação de Piñero Nagy e de Olga Prats, realizou a Pós-graduação em Interpretação Musical da Escuela Luthier de Artes Musicales, Barcelona, onde estudou com Ricardo Gallén. 1º Prémio (Ex-aequo) nos concursos internacionais de Sernancelhe e “Fernando Sor”, Roma. Obteve também o 2º Prémio no I Encuentro de Guitarra “Norba Caesarina” em Cáceres, Espanha. Foi solista com a Orquestra Sinfónica Portuguesa, Orquestra Filarmonia das Beiras, Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras, e colaborou com agrupamentos sinfónicos como a Orquestra Nacional do Porto - Casa da Música, Orquestra do Teatro Mariinsky de S.Petersburgo, ou grupos instrumentais mistos como a Camerata Lysy Gstaad (Suíça), Orchestrutópica (Lisboa), Ensemble Capdeville (Lisboa), Ensemble DME (Lisboa), e o REMIX Ensemble Casa da Música (Porto) - onde é guitarrista convidado desde 2005. A solo e em agrupamentos de câmara já se apresentou na Áustria, Alemanha, França, Suíça, Espanha, Itália, Inglaterra e Holanda. A colaboração com compositores ocupa uma parte central na sua relação com a música, sendo o dedicatário de obras de Sérgio Azevedo, Ângela Lopes, Fernando N. Lobo, Ângela da Ponte, António Sousa Dias, Patrícia S. de Almeida e Eli Camargo Jr. No campo do registo fonográfico, gravou as obras premiadas no I Concurso de Composição Hispano-Luso para Guitarra Clássica “Ciudad de Badajoz”, o “Concertino para guitarra e orquestra” de Sérgio Azevedo e em 2023 participou no cd “Figurações” de Filipe Pires pelo MPMP. Realizou gravações para a Antena 2, RTP, RTP Internacional e WDR (Alemanha). Leciona na Escola de Música do Conservatório Nacional de Lisboa. 

Gratuito, mediante levantamento de bilhete no próprio dia.

Entidade promotora
Fundação Oriente +
Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,700,869