"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

"Abraço ao Infinito" de Bettina Vaz Guimarães

Nas 280 pinturas que compõem a mostra, especialmente pensada para o espaço da antiga Capela do Fundador do Convento de N. Srª. da Piedade dos Carmelitas Descalços, a artista explora uma nova paleta de cores inspirada nas ruas de Lisboa. Foram as formas, a arquitetura, a paisagem, as cores e a luminosidade, as cenas do quotidiano desta cidade que definiriam por onde seguiria a sua pintura.

28 Jun a 29 Set 2024

Centro Cultural de Cascais
Avenida Rei Humberto II de Itália | 2750-800 Cascais

Nesta exposição quero que o visitante mergulhe no meu universo com infinitas soluções, são muitas pinturas e pode se sentir-se confuso e oprimido. Entre no meu universo e deixe-se envolver. Respire com calma, olhe com atenção, escolha 3 obras que você gostou, saia da sala, retorne e escolha mais 2. Esta exposição é para olhar, olhar os detalhes. Cada vez notará mais pormenores...

Bettina Vaz Guimarães 

Vivo e trabalho em São Paulo e algum tempo em Lisboa.

Minha produção artística abrange pintura, desenho, instalações e site-specific. A pesquisa que tenho desenvolvido é sobre cor, forma, tonalidades, subtis diferenças entre elas. Observo as cores de tudo que me rodeia e como elas se comportam quando encontram com outras.

Em “Abraço ao Infinito” exploro intensamente o universo cromático. A exposição é um site specific com (280) pinturas dispostas lado a lado e formado pelo conjunto de pinturas da série "Elementos". Cada obra tem 24x32cm e foram produzidas entre 2018 e 2024.

Uso tinta acrílica sobre papel e ocasionalmente grafite e lápis de cor.

A configuração da obra enfatiza a interrelação continua entre elas, refletindo a complexidade do mundo atual. Comparo as interações com a sociedade e ao comportamento humano onde influencias mutuas geram novas perceções.

Minha pesquisa atual concentra-se nas interações entre forma, cor, contrastes e tonalidades. Trabalho com várias pinturas simultaneamente permitindo que uma imagem influencie a outra. A criação pela produção das pinturas tem um quê de obsessão, onde por vezes me questiono, quantas obras consigo fazer em uma mesma série?

Principais exposições:
Achadouros – Curadoria João Silvério - Cisterna Galeria – Lisboa
Azul pintado de Azul – Galeria Andrea Rehder – São Paulo;
Laboratório de Cores – Museu Nacional de Ciência e História Natural de Lisboa; About Change – Curadoria Marina Galvani - Washington, DC. USA; Studiolo XXI– desenho e afinidades – Curadoria Fatima Lambert - Fundação Eugenio de Almeida – Évora; Abstracion – Galeria Fernando Pradilla – Madrid; Pinturas e Desenhos - FUNARTE de Artes Visuais São Paulo; Pinturas e Desenhos Programa Anual de exposições do Centro Cultural São Paulo;
Obras em Espaços Públicos: Mac Usp – Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São PauloSENAC São CarlosBienal da Bolívia – SiartPinacoteca Municipal “Miguel Dutra”- Piracicaba;
Casa da Cultura da América Latina Brasília; Museu Victor Meirelles, Florianópolis; Museu de Arte Contemporânea de Campinas; Museu Universitário de Arte de Uberlândia SP – Muna

Horário: 
De terça a domingo das 10h às 18h
Última entrada às 17h40

>> Bilhetes

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,715,854