Exposições
A Revolução das Marionetas | 1970-1980
Nova exposição temporária no Museu da Marioneta que reúne um surpreendente conjunto de marionetas dos mais importantes marionetistas dos anos 70 e 80.
28 Jun a 20 Out 2024
A REVOLUÇÃO DAS MARIONETAS | 1970-1980 pode ser vista até ao dia 20 de outubro e reúne marionetas de vários artistas e companhias representativos da metamorfose que decorre nos anos 70 e 80. Neste período, a marioneta passa da rua para a sala, adquire novas técnicas e componentes plásticas, abre-se à dramaturgia e dá voz a textos clássicos.
As peças expostas surgem no contexto de uma nova visão sobre o poder de comunicação da marioneta como mediador na construção de uma democracia cultural.
«Na verdade, é algo tão simples quanto complexo: marioneta, fantoche, bonifrate, boneco, alter ego do ser humano, personagem intemporal e personificação de todas as imaginações. Apto a encarnar todos os estados da alma humana, a utilizar todas as linguagens para comunicar, e por isso mesmo capaz de todas as revoluções.» escreve Ana Paula Rebelo Correia, diretora do Museu da Marioneta, no texto que abre o catálogo da exposição. «São assim 50 anos que este ano se comemoram, de uma Revolução que também aconteceu no mundo das marionetas.»
A partir de finais dos anos 60 do século XX, sopra um vento de mudança na arte da marioneta em Portugal que acompanha a metamorfose que se começa a fazer sentir no campo das artes em geral.
Progressivamente, a itinerância da marioneta passa da rua para a sala, vai às escolas, adquire novas técnicas e componentes plásticas, abre-se à dramaturgia, dá voz a textos clássicos. Renovam-se técnicas e repertórios. A marioneta e o seu teatro revelam-se um mediador importante do novo conceito de educação pela arte, que começa nessa altura a abrir caminho.
A exposição A Revolução das Marionetas | 1970-1980 reúne um surpreendente conjunto de marionetas dos mais importantes marionetistas dos anos 70 e 80.
Horário: terça a domingo das 10h às 18h (última entrada às 17h30)
Bilhetes: 3€ (só exposição temporária) | 6€ (incluindo visita livre à exposição de longa duração)
Visitas orientadas pela Diretora
Quartas às 11h: 7 de agosto e 9 de outubro
Sábados às 15h: 27 de julho e 7 de setembro
Visitas orientadas pelo Serviço Educativo
Sábados às 11h: 13 de julho, 10 de agosto e 28 de setembro
Sobre o Museu da Marioneta
O Museu da Marioneta é dedicado ao universo das marionetas, máscaras e outras peças usadas por pessoas em representações cénicas. Através de uma exposição de longa duração, de exposições temporárias e de espetáculos, o Museu mostra como máscaras e marionetas serviram, e servem, para as comunidades se relacionarem com o mundo. Alberga várias coleções, reunindo peças de diferentes geografias e épocas. Partilha conhecimento mostrando e dando a experimentar vários modos de contar histórias com recurso a estas peças.
O Museu da Marioneta fica em Lisboa, no bairro da Madragoa, num edifício que tem passado por várias metamorfoses. Criado para ser um mosteiro de clausura, o Convento das Bernardas passou pelo grande terramoto e reconstruções várias.
As antigas dependências conventuais são agora locais que acolhem exposições, música, teatro, cinema, e outras artes em diálogos com o universo das marionetas que assim se mantém vivo.
O Museu da Marioneta é gerido pela EGEAC, Empresa Municipal. Tem as portas abertas na cidade de Lisboa, na rua da Esperança, há 23 anos.