"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Renée Gagnon | MU SEKE 75

A exposição reúne um conjunto de fotografias da artista Renée Gagnon captadas durante o período de 1972 a 1976 em Luanda. 

18 Jun a 20 Jul 2024

Sociedade Nacional de Belas Artes
Rua Barata Salgueiro, 36, 1250-044 Lisboa
Preço
Entrada livre
Esta mostra traz pela primeira vez a público o projeto na sua totalidade – parte do catálogo fotográfico e documentos de época – e combina documentação sociológica com expressão artística, reflectindo a fascinação da artista pelos motivos geométricos e cores vibrantes utilizadas nas construções frágeis dos musseques.

Em 1974 Gagnon chega a Luanda com uma bolsa de estudo da Fundação Calouste Gulbenkian para desenvolver a pesquisa documental e plástica, iniciada dois anos antes com o projecto “Paliçadas dos Musseques de Luanda”. Parte desta pesquisa já tinha sido exposta em Luanda e no Lobito, mas a série fotográfica e os arquivos da artista continuam inéditos.

Musseque, palavra que deriva do kimbundu, designa os terrenos arenosos à volta da cidade de Luanda, e os bairros sub-urbanizados que se estendem à volta da cidade desde o século XVIII, quando da sua primeira configuração urbana. Na primeira metade do século XX os bairros crescem para albergar trabalhadores na construção das infraestruturas da cidade colonial, e expandem-se com o desenvolvimento industrial.

O trabalho fotográfico de Renée Gagnon regista o início da formação destes bairros, e das estruturas construídas com uma diversidade de materiais recuperados e readaptados, que revelam o seu cariz simultaneamente resistente e frágil. Usando o preto e branco e um enquadramento quase sempre frontal, a artista usa a fotografia como um mecanismo para a classificação visual dos espaços que percorre – captando e catalogando de forma sistemática e quase sociológica ruas, becos, muros, portas, janelas, paliçadas e materiais. Estas imagens foram quase todas recolhidas em Dezembro de 1975, numa situação de urgência, dado que a Guerra Civil tinha rebentado nos Musseques. Renée teve a ajuda de um guarda, à paisana, para poder circular nas ruelas e nos becos, e o apoio da população.

À luz das transformações da cidade e dos estudos/discursos sobre a formalidade/informalidade, sobre materiais e sustentabilidade, a obra de Renée Gagnon dialoga sobre temas actuais, abre espaço para uma reflexão mais ampla sobre o passado, mas também sobre o presente, sobre sobrevivência, memória e exclusão.
Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,702,914