"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

Histórias Imaginadas de Paula Rego

Um espetáculo teatral criado a partir da transposição de cinco quadros da pintora nos corpos das criadoras-intérpretes e a relação com as suas temáticas centrais, femininas e também universais, como a mutilação genital feminina, o direito ao aborto, o “cuidar”, a vingança e a família.

11 Jul a 14 Jul 2024

Escola de Mulheres (Clube Estefânia)
R. Alexandre Braga 24A, 1150-004 Lisboa
A Família (1988), Mulher-Cão (1994), O Anjo (1998), Sem Título (Tríptico do Aborto, terceira imagem, 1998) e Circuncisão (2009): que histórias existem nestas obras? Como nos transformamos nestes quadros e, posteriormente, somos transformadas por eles?

Ficha técnica e artística
Concepção e direção artística: Julia Brito
Co-criação e Interpretação: Julia Brito, Mariana Magalhães, Patrícia Melo, Federica Balbi
Supervisão dramatúrgica: Julia Brito e Federica Balbi
Cenografia e Figurinos: Natália Castañola
Desenho de Luz: Roger Madureira
Montagem de Som: Carina Stiefel
Fotografia e Vídeo: Hugo Nunes
Designer gráfico: Rui Miguel
Intérprete LGP: Teresa Vasconcelos
Assistentes de Produção: Danilo Bethon e Raúl de Figueiredo
Produção: ATO LIVRE

M/16

Apoios
República Portuguesa – Cultura
Direção-Geral das Artes
Escola de Mulheres
Teatro Nacional D. Maria II
Pólo Cultural Gaivotas Boavista
Fundação Dom Luís I
Fábrica do Braço de Prata

Agradecimentos
Ruy Malheiros, Marta Lapa, Inês Matos, André Pato, Sara Villas, Nuno Costa, Pedro Penim, Joice Alexandre, Catarina Sobral, Carina Stiefel, Luiza Moreira Salles, Salvato Telles de Menezes, Maria Jesus Ventura, Luha Vieira, Shamsa Araweelo, Sarah Eltahir, Ana de Castro Osório, José Inverno, Isabella Leonarda, Antonio Vivaldi, Camille Saint-Saens, Anneliese Von Koenig, LightningTraveler, Music_For_Videos, Hugo Olim, Carolina Bruzos, André Oliveira, Mariana Zanchetta, Raúl de Figueiredo, António Gouveia e Marta Alegre.

>> Bilhetes

Sobre as criadoras-intérpretes
Julia Brito é licenciada em Artes Cénicas pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp, Campinas, Brasil). Mariana Magalhães é mestre em Artes Cénicas pela Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE, Porto) e Patrícia Melo é formada pela Teatro Escola Macunaíma, São Paulo, Brasil. Além disso, têm uma variada formação em linguagens em que a ênfase na criação é através do Corpo: dança, commedia dell'arte, mímica e teatro físico. Federica Balbi é mestre em Literatura Comparada, um mestrado realizado na Université de Perpignan-Via Domitia (FR), na University of St Andrews (UK) e na Universidade Nova de Lisboa (PT). A sua primeira dramaturgia, Greyscapes, ganhou o Umbilicus Contest 2022.

Enquanto intérpretes-criadoras, Julia Brito escreveu, interpretou e foi premiada com a sua primeira criação, em 2014, o monólogo Chão de Geleia. Em 2021, criou, encenou e interpretou Depois de Morrer, no Prisma Estúdio Lisboa. Mariana Magalhães dirigiu e atuou na sua primeira criação My Body is a Cage, financiada pela Fundação Calouste Gulbenkian e a GDA, que esteve em cena no CAL – Centro de Artes de Lisboa, em 2022. Patrícia Melo foi criadora e intérprete na Cia Luis Louis de Mímica e Teatro Físico de 2008 a 2014. Em 2023, Federica Balbi atuou como dramaturga e intérprete no espetáculo Greyscapes, com encenação de Luca Esposito, e foi co-criadora e intérprete em Esta casa não está fixa, do Grupo de Teatro do Instituto Superior Técnico, em 2024.

Sobre a ATO LIVRE
A ATO LIVRE – Associação Cultural foi criada em 2022 por um grupo de artistas e profissionais de outras áreas com o intuito de investigar, criar, produzir e apresentar espetáculos teatrais que refletem os seus objetivos enquanto artistas e cidadãos, promovendo o acesso à Arte e à Cultura aos artistas e aos públicos.

Para apoiar a sua primeira proposta de criação sobre o voto e a participação política, fomentar o espírito crítico, e promover a sensibilização e criação de novos públicos, a ATO LIVRE realizou em 2022 cinco encontros/conversas na Escola Secundária da Ramada, Odivelas, que totalizou a participação de 110 jovens.

Neste momento, desenvolve a criação de sua segunda criação, Histórias Imaginadas de Paula Rego, que estreia dia 11 de julho de 2024, em Lisboa, na Sala de Teatro do Clube Estefânia/Escola de Mulheres.

Redes Sociais
Instagram 
Facebook 
Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,702,987