"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Literatura

Guarda-Livros - 2º Salão do Livro da Guarda

De 17 a 26 de maio, na Alameda de Santo André, na Guarda, o festival multidisciplinar, Guarda-Livros – 2º Salão do Livro da Guarda, conta com uma área de exposição e venda de livros, concertos, performances, mesas de debate, leitura de poemas, apresentações de livros, conversas-concerto, programação infantil e, ainda, a entrega do Prémio Eduardo Lourenço.

17 Mai a 26 Set 2024

Alameda de Santo André
6300-668 Guarda
Preço
Entrada livre
Todo o programa conta com a presença de mais de 30 figuras da cultura portuguesa, entre eles: Martim Sousa Tavares, Fernando Alves, Maria João Avillez e Samuel Úria. A entrada é gratuita.

Promovida pela Câmara Municipal da Guarda, a segunda edição do Guarda-Livros convida-nos a embarcar numa viagem pela literatura, com espaço para outras artes do espetáculo como a música e o teatro, sem esquecer a ciência e a atualidade social. Nas palavras de Sérgio Costa, presidente da Câmara Municipal da Guarda, «depois do sucesso da edição inaugural, em 2023, voltamos a apostar neste grande evento dedicado exclusivamente ao livro e à promoção da leitura, que visa proporcionar aos leitores e às suas famílias o diálogo com os escritores mais reconhecidos a nível nacional, permitindo uma enriquecedora experiência cultural na primeira pessoa que, contribui para o sucesso deste evento e a sua afirmação no panorama nacional.»

Com a Liberdade e a Democracia como temas principais, o Guarda-Livros conta com as apresentações de livros de João Céu e António Costa Santos, bem como Alfredo Cunha, fotógrafo emblemático da Revolução, que ilustra entrevistas emblemáticas de Adelino Gomes e Fernando Rosas. Ainda com o mote de 50 anos da revolução dos cravos, Patrícia Reis apresenta a biografia de uma grande figura feminina destemida do Estado Novo, Maria Teresa Horta. Haverá também um lugar dedicado ao debate com uma mesa composta por Carlos Vaz Marques e Luís Freitas Branco que vão trazer uma escuta coletiva e uma discussão sobre a música que fez a revolução antes da revolução.

No dia de abertura, 17 de maio, estreia 25 de Abril: A Divina Surpresa no Teatro Municipal da Guarda. Um espetáculo levado a palco pelo Trigo Limpo Teatro ACERT, no âmbito do Centenário de Eduardo Lourenço e do programa de Comemorações do Município da Guarda dos 50 anos de abril. Fica em cena também a 18 de maio, sendo um dos grandes destaques deste Guarda Livros.

Na música, há espaço para 3 conversas-concerto com Dealema, Samuel Úria e Leonor Baldaque. O palco recebe, ainda, os espetáculos ao vivo de Cabaret Fortuna, Rui Vilhena, Desligado da Poesia e “Entre Fados e Flamencos” - projeto experimental criado especialmente para este festival.

Dentro da área da performance, vozes inconfundíveis como as de Pedro Lamares e Pedro Freitas, conhecido como O Poeta da Cidade, declamam textos e poemas que vão ecoar pela Guarda. Haverá ainda um circuito literário das poetisas Minês Castanheira e Raquel Patriarca pela Alameda de Santo André.

No universo do Fantástico, a Editora Convergência fica a cargo da curadoria do ciclo “A Literatura é Fantástica” e os mais jovens não são esquecidos. Há várias atividades dedicadas ao público infantil onde Saphir Cristal “emprata” histórias com muita cor e sabor; a apresentação do livro “Ricky”, uma história sobre inclusão escolar e os Irmãos Esferovite trazem alegria e risos às crianças da Guarda.

A 23 de maio, após a apresentação de uma coletânea dedicada a Eduardo Lourenço, terá lugar a sessão de entrega do aclamado Prémio Eduardo Lourenço, onde Isabel Soler (Espanha) será galardoada pela sua intervenção relevante no âmbito da Cultura, Cidadania e Cooperação Ibérica.

Entre apresentações de livros, debates e entrevistas, o programa fica completo com nomes como Adolfo Luxúria Canibal, Martim Sousa Tavares, Fernando Alvim, Marco Horácio, António Castro Guerra, Fernando Alves, Maria João Avillez, Alberto Santos e Rui Couceiro. O Salão do Livro dá eco também aos autores locais, apresentando as obras dos escritores: Jorge Margarido, Carlos Carvalheira e António Castro Guerra.

Todas as sessões têm entrada livre e decorrem em simultâneo com o espaço de exposição e venda de livros. Toda a programação pode ser consultada no site da Câmara da Guarda em www.mun-guarda.pt e acompanhada através das redes sociais da Biblioteca Municipal Eduardo Lourenço (BMEL) e do Município da Guarda.

Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,715,550