"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

"A Literatura de Macau", por Jorge Arrimar, integrada no Projeto "Almada na rota do oriente"

Esta conferência está integrada no Projeto “Almada na Rota do Oriente”, acolhido pelo Centro Cultural Fernão Mendes Pinto, iniciado em outubro de 2023 e a decorrer até maio de 2024.

17 Jan 2024  |  18h00

Centro Cultural Fernão Mendes Pinto
Travessa dos Moinhos, 2800-703 Almada
Preço
Entrada livre
É promovido por cidadãos da diáspora com particular sentido de vivência e pertença ao Oriente. Inclui conferências (Literatura, História, Sociologia, Etnografia), espetáculos de Música, Cinema, Exposições (Pintura, Fotografia, instrumentos de música) e Gastronomia. Para além da programação central a desenvolver em 10 dias de eventos, visa também a interação com as escolas e as bibliotecas escolares e municipais, procura a apropriação das temáticas pela comunidade e inclui uma componente de formação de docentes.

O Projeto procura recuperar um legado simbólico e universal para homenagear a fórmula da interculturalidade que marcou a odisseia dos Portugueses pelo Oriente. Símbolo das relações entre o Ocidente e o Oriente, ou, em rigor, entre Portugal e a China, Macau será o ponto principal desta rota do Oriente. Macau merece ser revisitado e reconhecido, pelo compromisso histórico e social que ainda nos responsabiliza e compromete.

18h00: Conferência “A Literatura de Macau”. Orador: Jorge Arrimar.
Autores de Macau convidados: Carolina de Jesus, Natividade Ribeiro e Fernando Sales Lopes. Declamação.
19h30: Chá entre letras, a Oriente

O desenrolar do Projeto pode ser seguido na Página de Facebook "Almada na rota do oriente - Macau".
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
101,008,345