Literatura
Encontros
Homenagem a Pedro Homem de Mello no Porto de Encontro
Inspirada na publicação recente, pela Assírio & Alvim, do primeiro de dois volumes reunindo a totalidade da obra poética de Pedro Homem de Mello, a 102.ª sessão do ciclo Porto de Encontro evoca o poeta portuense, autor de algumas das mais icónicas letras do fado.
16 Dez 2023 | 17h00
A 16 de dezembro, pelas 17h00, a Biblioteca Municipal Almeida Garrett, acolhe o evento conduzido, como habitualmente, pelo jornalista Sérgio Almeida. A próxima sessão do Porto de Encontro contará com os convidados especiais Fernando Pinto do Amaral e Maria Bochicchio, ficando as leituras a cargo de António Durães. Inês Couto Soares protagoniza o momento musical. A entrada na sessão é gratuita e limitada aos lugares disponíveis.
Com edição de Luis Manuel Gaspar, é nesta ocasião apresentado o livro Poemas 1934-1961, o primeiro de dois volumes reunindo toda a poesia de Pedro Homem de Mello. Aqui se recolhem as obras editadas entre 1934 e 1961, ficando reservados para o segundo tomo os livros publicados entre 1964 e 1979. Um dos mais importantes poetas da «Geração da Presença», o autor assinou os poemas de fados hoje emblemáticos, como «Povo que Lavas no Rio», cristalizado na voz de Amália Rodrigues e incluído neste volume. Aos mais de 600 poemas disponíveis nesta edição de referência, incluem-se ainda importantes materiais de apoio: uma cronologia sumária, um estudo bibliográfico e os muitos textos críticos que acompanhavam as obras originais, na sua íntegra.
Parte da vida cultural da cidade desde 2011, este ciclo de conversas Porto de Encontro com escritores já reuniu mais de 27.000 espectadores em 101 edições realizadas em diversos espaços da cidade, como o Teatro Rivoli, a Casa das Artes, a Casa da Música ou o Teatro Nacional São João.
Esta edição conta com o apoio da Câmara Municipal do Porto, da Antena 1, do Jornal de Notícias e das Livrarias Bertrand. A iniciativa está a ser divulgada em www.portoencontro.pt e também no Facebook.