"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Conferências

Conferência de outono de 2023 em Literatura, Humanismo e Cosmopolitismo

Decorrerá no próximo dia 4 de outubro, às 18 horas (hora de Lisboa), a Conferência de Outono de 2023, integrada no Ciclo permanente de conferências em Literatura, Humanismo e Cosmopolitismo, promovido pelo Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta. A oradora será a Professora Doutora Soraya Nour Sckell (Universidade Nova de Lisboa) e a conferência terá por título "Cosmopolitismo crítico: justiça, democracia e cidadania".

4 Out 2023  |  18h00

Lisboa
Avenida Rovisco Pais, 14A
Preço
Entrada livre
A Conferência de Outono de 2023 em Literatura, Humanismo e Cosmopolitismo decorrerá no Salão Nobre da Universidade Aberta (sito na Rua da Escola Politécnica, 141, em Lisboa) e terá transmissão direta online. A participação é gratuita, mas requer inscrição prévia para o e-mail lit.human.cosmo@gmail.com.

As teorias cosmopolitas contemporâneas têm objetivos e perspetivas muito diferentes , mas todas elas tentam responder a desenvolvimentos atuais na cena global no que diz respeito ao estatuto do ser humano considerado como cidadão do mundo (“cosmopolita”) e não de um Estado em particular. O conceito de cosmopolitismo crítico tem cinco dimensões principais: (1) A primeira dimensão é a do “eu cosmopolita”. Para o cosmopolitismo crítico, a construção de um “eu cosmopolita” é uma questão de justiça. Não se trata apenas de estudar a prescrição ética normativa do cosmopolitismo, mas também seu reverso, os conflitos de identidade. A maioria das teorias cosmopolitas não pode explicar porque o universal não resiste ao nacionalismo, ao racismo, à xenofobia e ao sexismo. (2) A segunda dimensão é da “democracia local cosmopolita”. O cosmopolitismo crítico visa elaborar uma teoria democrática que, diferentemente da teoria democrática moderna, considere uma ordem político-legal local como plenamente democrática apenas se respeitar o meio-ambiente e os direitos humanos de todas as pessoas do mundo, independentemente da sua cidadania. (3) A terceira dimensão é a do “direito cosmopolita”. O cosmopolitismo crítico visa reformular as conceções do direito internacional moderno centradas no Estado, considerando os indivíduos como sujeitos do direito internacional. Isto explicaria dois dos mais originais desenvolvimentos político-jurídicos internacionais do século XX: o direito à petição individual em matéria de proteção internacional e regional de direitos humanos e a responsabilidade individual no direito penal internacional. (4) A quarta dimensão é a da “cosmopolítica”. O cosmopolitismo crítico visa formular um conceito de “cidadania cosmopolita transfronteiriça” diferente da teoria tradicional da cidadania e da representação por não ter um referencial territorial e por prescindir da “autorização”. Isso explicaria a prática de associações transfronteiriças de indivíduos, institucionalizadas ou não. (5) A quinta dimensão é o “ecocentrismo”. O cosmopolitismo crítico visa criar uma nova forma de consciência ecológica, baseada na relação entre o eu cosmopolita e o cosmos, o que implicaria uma profunda revisão das categorias antropocêntricas.

Soraya Nour Sckell é professora associada da NOVA School of Law | Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa. É investigadora do CEDIS – Centre for Research on Law and Society da Universidade Nova de Lisboa. Foi Investigadora Principal do projeto "Cosmopolitismo: Justiça, Democracia e Cidadania sem Fronteiras" (2018-2022). Recebeu o Prémio de Amizade Franco-Alemão (atribuído pela Embaixada da Alemanha em Paris) em 2012 e em 2018 recebeu o Prémio Wolfgang Kaupen-Preis para investigação em sociologia do direito (atribuído pela Secção de Sociologia do Direito da Sociedade Alemã de Sociologia). Doutorou-se em Filosofia na Universidade Paris Nanterre e na Universidade Goethe de Frankfurt (2012, sob a orientação de A. Honneth e Ch. Lazzeri) e em Direito na Universidade de São Paulo (1999, sob a orientação de V. M. Rangel). Foi diretora do programa de investigação sobre cosmopolitismo no Collège International de Philosophie em Paris (2013-2019) e é vice-presidente da Associação Humboldt França.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "MUDA"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para o espetáculo de dança "Muda" pela Companhia Clara Andermatt.

Passatempo

Ganhe convites para o concerto "A Voz de Ives"

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para concerto que faz parte da programação do Festival Internacional de Música de Espinho e terá lugar no próximo dia 19 de julho (sexta-feira), às 22h00. 

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
94,207,658