"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Académicos

Colonialismos e Colonialidades: teorias e circulações em português e francês

Este encontro apresenta os resultados de pesquisa do projeto CILIPO-FP (Circulações da literatura pós-colonial em francês e em português), financiado pelo dispositivo Bourgeon, da Universidade Jean Moulin Lyon 3, em 2022.

4 Set 2023  |  10h00

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83, 1749-081 Lisboa
Preço
Entrada livre
O desafio de pensar as circulações entre dois sistemas linguísticos complexos e que implicam contextos e historicidades globais, foi lançado a catorze investigadoras e investigadores em 12 universidades, do Brasil, de Portugal e de França. A coordenação do colóquio está a cargo de Natália Guerellus (Université Jean Moulin Lyon 3), Nuno Medeiros (Universidade de Lisboa) e José Eduardo Franco (Universidade Aberta).

COLÓQUIO INTERNACIONAL 
COLLOQUE INTERNATIONALE
REDE COS | 4 set. '23 | 10h00-18h30 | Auditório | Entrada livre

O colóquio internacional Colonialismos e Colonialidades: teorias e circulações em português e em francês / Colonialismes et colonialités: théories et circulations en portugais et en français apresenta os resultados de pesquisa do projeto CILIPO-FP (Circulações da literatura pós-colonial em francês e em português), financiado pelo dispositivo Bourgeon, da Universidade Jean Moulin Lyon 3, em 2022. O desafio de pensar as circulações entre dois sistemas linguísticos complexos, e que implicam contextos e historicidades globais, foi lançado a catorze investigadoras e investigadores (doutorandos, pós-doutorandos, e professores em diversas fases da carreira) em 12 universidades do Brasil, de Portugal e da França.

"Colonialismos" e "colonialidades" são termos empregues no século XX para fazer referência à dinâmica que fundou o sistema-mundo capitalista a partir das colonizações europeias em todos os continentes, perpetuando na contemporaneidade práticas de subalternidades nascidas daquele contexto. Partindo destes dois termos, o colóquio apropria-se de um vocabulário comum: aquele em que a língua portuguesa e a língua francesa se difundiram pelo mundo. Investigadores demonstraram, já nos anos 1980, a importância que a questão linguística assume neste sentido, uma vez que disciplinas hoje aplicadas aos sistemas de ensino nacionais nascem no século XIX, e são produzidas pelo mesmo contexto que produz o imperialismo. Não é uma coincidência, portanto, que grande parte dos participantes do colóquio Colonialismos e Colonialidades trabalhem com o ensino de línguas, cultura ou literatura.

O colóquio encerra com o lançamento de um livro digital, bilingue e interativo.

Organizado ao longo do ano de 2022, esta obra apresenta várias análises teórico-conceptuais, históricas e literárias, dividindo-se em três partes: teorias, circulações e media. Ainda que o resultado apresentado esteja circunscrito a uma reflexão académica, espera-se que atrizes e atores do espaço público possam integrar o volume, através dos seus comentários, reflexões, sugestões e críticas, que ampliem as perspetivas aqui lançadas. Espera-se, igualmente, que Colonialismos e Colonialidades: teorias e circulações em francês e em português sirva para ampliar a rede de investigadores/as interessados na temática dos colonialismos históricos e das colonialidades contemporâneas em termos de circulação e receção. A equipa de organização do colóquio internacional espera que este seja o primeiro de muitos encontros favoráveis ao fortalecimento da rede COS, constituída em torno desta temática.

PROGRAMA

09h00 | Recepção dos participantes

09h30 - 11h00 | Reunião interna grupo COS: "Novos projetos e fortalecimento da rede"

11h00 | Apresentação do Colóquio
Natália Guerellus (Université Jean Moulin Lyon 3), Nuno Medeiros (Universidade de Lisboa) e José Eduardo Franco (Universidade Aberta)

11h15 - 12h30 | Mesa-redonda "Questões de género e circulações"
Moderação: Nuno Medeiros
Carolina Maria de Jesus, intérprete do Brasil. Sandra Assunção (Université Paris Nanterre, França)
Diálogos e circulação de feminismos negros e pós-coloniais contemporâneos entre Brasil e França: o caso de Djamila Ribeiro e a coleção "Feminismos Plurais". Giulia Manera (Université de Guyane, França)

12h30 - 14h00 | Almoço

14h00 - 15h30 | Mesa-redonda "Aspetos teórico-metodológicos"
Moderação: José Eduardo Franco
Regimes de colonialidade. Michel Cahen (Science Po Bordeaux, França)
O "Anti", o "Pós" e o "De" (Colonial): As disputas teórico-epistêmicas em torno de Frantz Fanon. Deivison Faustino (Universidade Federal de São Paulo, Brasil)
Comparativismos "Combinados e Desiguais". Repensar o campo dos estudos literários africanos à luz do debate sobre literatura-mundial. Elena Brugioni (Universidade de Campinas, Brasil)
Os estudos pós-coloniais lusófonos nas universidades europeias. Bárbara dos Santos (Université de Bordeaux-Montaigne, França)
A receção pós-colonial e decolonial de Vieira: usos e significados das apreciações controversas sobre a sua vida e a sua obra, Ricardo Ventura (Universidade Aberta, Portugal)

15h30 - 17h00 | Mesa-redonda "Colonialidades e literatura digital"
Moderação: Christian Côte
Uma estética da desprogramação: o Observatório da Literatura Digital Brasileira e a invenção de um outro mundo possível. Luciana Salazar (Universidade Federal de São Carlos, Brasil)
Projet LIFRANUM (Université Jean Moulin Lyon 3)
Roberto Rosa (ilustrador) e Raísa França Bastos (tradutora)
Antoine Fauchie (programador, Université de Montréal) e Amélie Dumont (webdesign)

17h00 - 17h15 | Pausa café

17h15 - 18h15 | Mesa-redonda "Colonialismos e colonialidades em circulação"
Moderação: Natália Guerellus
Instâncias etnográficas, colonialismo e edição de livros no Estado Novo português. Nuno Medeiros (Universidade de Lisboa, Portugal)
Os galhos pelados da caatinga rala": Graciliano e(in)screve o Brasil na França (1956-1998). Giselle Venancio (Universidade Federal Fluminense, Brasil) e Lucas Cheibub (Universidade Federal Fluminense, Brasil)
Mercado editorial de quadrinhos e leituras do Brasil na França. Angélica Amâncio (Université de Poitiers, França)

18h30 | Lançamento do livro Colonialismos e Colonialidades: teorias e circulações em português e em francês / Colonialismes et colonialités: théories et circulations en portugais et en français, com a presença de representante da editora Theya
Coordenação: Natália Guerellus (Université Jean Moulin Lyon 3), Nuno Medeiros (Universidade de Lisboa) e José Eduardo Franco (Universidade Aberta).
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "MUDA"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para o espetáculo de dança "Muda" pela Companhia Clara Andermatt.

Passatempo

Ganhe convites para o concerto "A Voz de Ives"

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para concerto que faz parte da programação do Festival Internacional de Música de Espinho e terá lugar no próximo dia 19 de julho (sexta-feira), às 22h00. 

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
94,207,748