"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

O que é vida e o que é morte. Centenário do nascimento de Ilda Reis

No ano do centenário de Ilda Reis (1923-1988), a BNP evoca a artista plástica que se dedicou quase exclusivamente à gravura, expondo um conjunto das suas obras que se relacionam com a literatura, a palavra e com outras artes. Com curadoria de Ana Saramago Matos.

4 Jul a 7 Out 2023

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83, 1749-081 Lisboa
Preço
Entrada livre
Quando se celebram 100 anos do nascimento de Ilda Reis (1923-1988), a Biblioteca Nacional de Portugal evoca a artista plástica que foi uma referência incontornável no panorama da arte da gravura em Portugal, expondo um conjunto de obras que se relacionam com a literatura, a palavra e outras artes, e que toma de F. Pessoa o título O que é vida e o que é morte, poema que inspirou uma das suas gravuras (Enigma, 1985).

Com curadoria da Ana Matos, a exposição apresenta cerca de 30 trabalhos de gravura - em metal, madeira e técnicas mistas - produzidos de 1966 a 1994, com predomínio para obras das décadas de 70 e 80. São também exibidos documentos e artefactos relacionados com a atividade artística de Ilda Reis como catálogos, fotografias da época, matrizes e utensílios de gravura.

Ilda Reis nasceu em Lisboa a 1 de janeiro de 1923. Estudou na Escola de Artes Decorativas António Arroio, frequentou pintura na Sociedade Nacional de Belas Artes, e estudou gravura e serigrafia na Gravura - Sociedade Cooperativa de Gravadores Portugueses, onde orientou alguns cursos e de cuja Direção e Conselho Técnico foi membro, respetivamente nos anos 1971/72, e 1972/73. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian em 1971/72 e 1979/80.

Ao longo de três décadas de intensa produção criativa, de 1966 a 1997, Ilda Reis produziu uma obra gráfica de quase uma centena de gravuras e algumas serigrafias que se encontra em depósito na Biblioteca Nacional. Participou em mais de 100 exposições individuais e coletivas, em Portugal e no estrangeiro, estando representada numa diversidade de instituições como a Fundação Calouste Gulbenkian, Casa de Serralves, Museu de Setúbal, Museu da Cidade (Lisboa), Museu de Arte Contemporânea da Madeira e em alguns museus estrangeiros e coleções particulares.

Inauguração: 18h30 | Sala de exposições - Piso 2 | Entrada livre
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,722,458