Exposições
"Fauna e Flora"
Exposição de Land art de Christina Oiticica e Blake Jamieson, onde o terceiro artista é a própria natureza, após as obras terem permanecido enterradas por 9 meses nos alpes suícos, chegam à Portugal, na Luka Art Gallery, no palácio Biester. Curadoria de Ana Carolina Azevedo.
16 Jul a 17 Ago 2023
Christina Oiticica, uma das principais e mais reconhecidas artistas do movimento, que aplica nas suas obras uma técnica única de land art, une-se agora ao artista americano novaiorkino Blake Jamieson para criarem uma série exuberante e ainda de maior significado que a própria obra em si, mas no seu conceito fundamental: "Fauna e Flora" traduz as relações entre a natureza e o homem e, como um cordão umbilical incorruptível, ressalta a importância do equílibrio entre o meio ambiente e a vida humana.
Em 2021, as obras foram criadas, pintadas em NY por Blake e enviadas a Christina, na Suiça, que desenvolveu também a sua arte sobre a de Blake. Em 2022, as obras foram enterradas nos Alpes suíços, a 3000m de altitude durante 9 meses e passariam pelo processo natural de intervenção do terceiro artista, inusitado e espontâneo: a própria natureza. As interferências climáticas drásticas de muito frio e neve de um intenso inverno nos Alpes, à radiante e florida primavera, foram fundamentais para que os microorganismos trabalhassem sobre cada obra, deteriorando e ressaltando o mais profundo que os quadros poderiam ressaltar. Em maio de 2023, as obras foram colhidas e, finalmente nasceram.
As obras atravessaram o mundo e enfrentaram grandes e duros processos de produção, e agora, viajam novamente para serem apresentadas ao grande público na Luka Art Gallery, nos salões do Palácio Biester em Sintra. Sob curadoria de Ana Carolina Azevedo, Portugal recebe e abraça esta grande mensagem de cuidado e ação da natureza na vida de cada ser humano e que, através desta surpreendente série, nos mostram que também as nossas vidas cruzam fronteiras, atravessam fortes interferências externas, às vezes difíceis e desafiadoras, mas que o processo vale a pena e nos torna mais fortes, únicos e belos como seres humanos. A simbiose entre dois gigantes das artes contemporâneas, Christina Oiticica e Blake Jamieson, à propria natureza, transfere em "Fauna e Flora" à cada visitante, a perspectiva do tempo de espera no processo de vida conectada, da ligação intrínseca e do resultado pleno e intenso, entre o Ser Humano e a Terra.
Ana Carolina Azevedo
Curadora