Festivais
Música
Mosteiro da Batalha recebe sexta edição do Festival Artes à Vila
O Festival Artes à Vila está de regresso com uma nova edição que celebra a música portuguesa e que se associa às comemorações dos 40 anos do Mosteiro da Batalha enquanto Património Mundial da UNESCO.
23 Jun a 25 Jun 2023
David Fonseca, Filipe Sambado e Luca Argel são alguns dos artistas que atuam no Mosteiro da Batalha, entre 24 e 25 de junho. O festival fecha com um espetáculo dedicado à origem da música popular portuguesa com o fado de Lisboa, a canção de Coimbra e o cante alentejano.
David Fonseca atua no dia 24 de junho nas Capelas Imperfeitas - Palco Santa Casa -, espaço que “encaixa na sua inquietude artística e na busca constante de novos desafios musicais”. O concerto intimista apresenta temas como “Someone That Cannot Love” ou o recente “Falling Out Of Love”, e - entre o experimentalismo e os refrões difíceis de resistir -, “Oh My Heart” e “Chasing The Light”.
No exterior do Mosteiro, o Palco Emergente recebe no dia 23 de junho Cristina Clara, que depois de passar no EDP Fado Café e no NOS Alive, prepara um espetáculo com raízes no jazz e na música popular portuguesa e brasileira. Luca Argel segue o tom do samba que acompanha com a Orquestra Bamba Social num concerto em que apresenta o seu novo álbum - Sabina. No dia 24 de junho, os SFISTIkATEd ligam a música electrónica à pop e ao hip-hop com um toque de experimentalismo.
As portas do Mosteiro abrem no sábado, pelas 16 horas, com o espetáculo de circo contemporâneo “Carmim” de Joana Carmo Martins, a que se segue o concerto de META. Mariana Bragada inspira-se nas suas viagens à América do Sul e combina tradição e música eletrónica. Filipe Sambado dá continuidade à transformação da música popular que apresenta sob a forma de indie pop.
Domingo começa cedo com Yoga para as crianças, e pais. Na programação do festival, segue-se a apresentação da residência artística Batalha Jazz em conjunto com o GeraJazz da Orquestra Geração. Este dia é dedicado à celebração do património português, contando com a atuação do guitarrista e compositor Pedro Jóia, e encerra com o fado de Lisboa com a fadista Catarina Santos, a canção de Coimbra com o grupo Inquietação e o cante alentejano com os Boinas.
Estão abertas as inscrições para os espetáculos e concertos do Festival Artes à Vila:
23 de junho
19h00 | Exposição "Retratos de uma aldeia" com Henrique Fraga na guitarra de Coimbra
21h30 | Concertos de Cristina Clara / Luca Argela
24 de junho
16h00 | CARMIM Espetáculo de circo contemporâneo
17h00 | Concertos de META / Filipe Sambado
21h30 | Concerto de David Fonseca
23h00 | Concerto de sfistikated
25 de junho
09h15 | Yoga para crianças no Mosteiro
16h00 | BatalhaJazz convida GeraJazz
17h00 | Concerto de Pedro Jóia
18h30 | Espetáculo "O fado, a canção e o cante"
24 e 25 de junho
10h/15h | Visitas Guiadas às Gárgulas do Mosteiro
A entrada é livre e podes reservar o teu lugar nas redes sociais e no site do Festival!
Sobre o Festival Artes à Vila
O Festival Artes à Vila realiza-se no Mosteiro da Batalha com espetáculos que celebram a música popular. As Capelas Imperfeitas e o Claustro Real do Mosteiro acolhem famílias de todo o país num encontro entre músicos consagrados e artistas emergentes.
Um fim-de-semana com concertos, exposições, workshops e conferências que promovem a cultura portuguesa e as músicas do mundo. No “Palco das músicas bonitas” já passaram músicos como Valter Lobo, Paulo de Carvalho, Benjamim, Dulce Pontes, Manuel Cruz e Júlio Pereira, entre outros.
Mais informação em www.artesavila.pt e nas redes sociais do festival Instagram, Facebook, Youtube.