Música
The Turn of the Screw, de Benjamin Britten
Uma ópera de Benjamin Britten baseada na novela gótica de Henry James com o mesmo nome (1898).
27 Mai a 28 Mai 2023
Uma história de fantasmas à moda antiga que aborda temas (infelizmente) ainda muito atuais, como o abuso sexual de menores. Esta história é cantada no inglês original (com legendas em português) numa produção multissensorial. A récita da matinée de dia 28 será interpretada por cantores emergentes e acompanhada apenas ao piano.
Uma jovem perceptora viaja para Bly, em Essex, no Reino Unido, para cuidar de duas crianças: Miles e Flora. O tio e tutor, demasiado ocupado em Londres para cuidar delas, contrata a perceptora e impõe as seguintes três condições: que ela nunca o contacte acerca das crianças, que nunca faça perguntas acerca da história de Bly House e que nunca as abandone.
À chegada, a perceptora conhece Miles, Flora e a governanta Mrs Grose, mas, com o desenrolar da ópera, temos a sensação que talvez não estejam sozinhos, e que há qualquer coisa de errado com as crianças… que elas são (ou pelo menos tenham sido) «más».
A cada volta do parafuso, a tensão aumenta. Reflexos do passado e espectros do além iluminam e agem sobre o presente ao conhecermos Peter Quint, um antigo criado de quarto, e Miss Jessel, uma antiga perceptora, que revelam uma história de violência e abuso que claramente marcou os que ainda estão vivos. O que pode a jovem perceptora fazer? Será que consegue salvar as crianças? Será que se consegue salvar a si mesma?
Programa
The Turn of the Screw
Compositor Benjamin Britten (1913-1973)
Libretista Myfanwy Piper
FICHA TÉCNICA
Direção musical Cameron Burns
Encenação Jorge Balça
Cenografia, figurinos e caracterização Nuno Esteves (Blue)
Orquestra Camerata Atlântica
Correpetição Cândido Fernandes
Elenco:
Governess Susana Gaspar
Prologue & Peter Quint Leonel Pinheiro
Mrs Grose Paula Dória
Miss Jessel Mónica Lacerda
Horário: sáb: 19h; dom: 19h