"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Teatro

Artistas Unidos homenageiam Jorge Silva Melo e estreiam "Foi Assim"

Os Artistas Unidos regressam em março ao teatro de Jon Fosse com a estreia de “Foi assim”, reflexão de um artista em final de vida assumida pelo ator José Raposo, um ano depois da morte do fundador da companhia.

Fotografia: Artistas Unidos / Jorge Gonçalves

14 Mar a 15 Abr 2023

Teatro da Politécnica
Rua da Escola Politécnica, 56, 1250-102 Lisboa

Artistas Unidos homenageiam Jorge Silva Melo e estreiam "Foi Assim" com ator José Raposo

Foi Assim é um solo. Um homem no fim da sua vida, um artista, um pintor, faz um balanço da sua existência, dos seus afetos, da sua condição. Um exercício individualista ao estilo Fosse, de escrita rarefeita e com muitas repetições, um ruminar de sentidos e de emoções.

Jon Fosse foi o autor do primeiro espetáculo que apresentámos no espaço A Capital, em 2000: Vai Vir Alguém. Com a vinda do autor a Lisboa, através da realização de conversas e leituras e de uma continuada apresentação do seu trabalho, estabelecemos uma relação próxima com a sua obra.

Uma das frases que mais me marcou, das primeiras vezes que falou da sua escrita, foi ter referido que tinha sido cantor de uma banda de punk-rock e que escrevia como um baixista, “como se as palavras fossem as notas graves e quentes de um baixo.” Esta confissão veio a comprovar-se na musicalidade da sua escrita; das repetições, dos parágrafos, das pausas e da meticulosa estrutura. Como se tornasse o trabalho de repetição do texto por parte do ator em escrita dramática, sabendo que cada vez que um ator repete a mesma frase, vai revelando a multiplicidade de sentidos, tonalidades, nuances e um mais profundo sentido poético. Jon Fosse cria as suas personagens, leves e violentas, com uma escrita rarefeita, despojada, musical, que vai revelando ecos e resquícios – porque é predominante o passado -, onde o silêncio domina.
- António Simão

FOI ASSIM de Jon Fosse 
Tradução: Pedro Porto Fernandes 
Com: José Raposo 
Cenografia e Figurinos: Rita Lopes Alves 
Luz: Pedro Domingos
Ponto: Sara Barradas 
Assistente de encenação: Pedro Cruzeiro 
Encenação: António Simão

Horário: Terça a quinta, às 19h00 | Sexta às 21h00 | Sábado às 16h00 e às 21h00

Preços: Normal | 10 Euros
Descontos | estudantes | – 30 | + 65 | Grupos >10 | Protocolos | Profissionais do espectáculo | Dia do espectador (3ª) – 6 Euros | Desempregados | Pessoas com deficiência (acompanhante gratuito) – 6 Euros

Bilhetes à venda no Teatro da Politécnica, Reservas | 961960281, www.bol.pt, Fnac, Worten, CTT, El Corte Inglês, Pousadas da Juventude, Serveasy, Pagaqui. Para INFORMAÇÕES/RESERVAS: Ligue 1820 (24 horas).

Fonte: AgendaLX
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "A NOITE"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "A Noite" de José Saramago. Trata-se da primeira peça de Teatro escrita pelo único prémio Nobel da Literatura de língua portuguesa. 

Passatempo

Ganhe convites para "O ANJO DA GUARDA" no Centro Cultural de Carnide

Em parceria com a Buzico! Produções, oferecemos convites duplos para "O Anjo da Guarda" - uma peça de teatro que é uma sátira sobre o flagelo da guerra -, em cena no Centro Cultural de Carnide. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
99,035,317