"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Literatura

Lançamento da obra Obras proibidas e censuradas no Estado Novo (catálogo)

O catálogo da exposição Obras proibidas e censuradas no Estado Novo, que esteve patente na Biblioteca Nacional de 3 de maio a 16 de setembro do ano passado, é apresentado por Joaquim Cardoso Gomes e José Pacheco Pereira, numa sessão que conta ainda com a participação de Álvaro Seiça e José Pedro Castanheira.

31 Jan 2023  |  18h00

Biblioteca Nacional de Portugal
Campo Grande, 83, 1749-081 Lisboa
Preço
Entrada livre
Que livros não se podiam ler durante o Estado Novo? Entre 1934 e 1974, os censores redigiram mais de 10.000 relatórios de leitura livros de autores portugueses e estrangeiros.

Acusados de serem “imorais, pornográficos, comunistas, irreligiosos, subversivos, maus antissociais, anarquistas ou revolucionários”, os livros censurados abrangem todas as áreas do saber.

O presente catálogo testemunha o modo como a ditadura amputou e desfigurou a vida cultural, o desenvolvimento das mentalidades e afetou as gerações vindouras. O catálogo compila, pela primeira vez, os livros resgatados da Biblioteca dos Serviços de Censura e as “obras proibidas” de ir à leitura na Biblioteca Nacional, sendo completado por imagens das capas dos livros e de páginas cortadas, pela transcrição dos relatórios de leitura e por dois ensaios introdutórios da autoria de Álvaro Seiça (um dos comissários da exposição) e José Pedro Castanheira.

Exposição | Obras proibidas e censuradas no Estado Novo

Este projeto beneficiou de financiamento do Programa-Quadro de Investigação e Inovação Horizonte 2020 da União Europeia ao abrigo da convenção de subvenção Marie Sklodowska-Curie n.º 793147, ARTDEL
Agenda
Música

Jardim Aberto

São Luiz Teatro Municipal 3 Jan 2025  |  18h30

Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
100,812,995