"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Palimpsesto Sentido - Exposição Coletiva

No dia 28 de janeiro a Cavalo, convidada pela Kubikgallery, apresenta Palimpsesto Sentido, a coletiva contará com os artístas Alvaro Seixas, Ana Clara Tito, Aksel Ree, MarinaWeffort, Mauro Giaconi e Thora Dolven Balke.

28 Jan a 11 Mar 2023

Kubikgallery
Rua da Restauração, n.º 6, 4050-499 Porto
Preço
Entrada livre
 
O jogo de palavras que dá nome à exposição alude tanto ao pergaminho reutilizado por meio da raspagem de seu conteúdo original para a impressão de um novo, mas que sempre carrega fragmentos daquilo que foi originalmente transcrito, quanto à percepção sensorial e extrassensorial da passagem de tempo e da renovação. Os artistas convidados aqui configuram os momentos de criação, luto e aceitação desse vir-a-ser. Como na memória, a lembrança é sempre uma recon- strução, nas obras expostas, o apagamento é pressuposto para o surgimento do novo.

O conceito de palimpsesto ressoa integralmente na obra de Mauro Giaconi, na qual as camadas são visíveis. A obra final faz entrever o que estava por detrás, os documentos e imagens impressas compõem um suporte para os desenhos que as sobrepõem e causam estranheza à nossa percepção. As esculturas de MarinaWeffort, se estruturam não pelo o que foi sobreposto mas por aquilo que foi subtraído do conjunto. Em sua obra os fios retirados da trama abrem o espaço que forma padrões imagéticos. Como no mito de Penélope, os fios marcam uma certa temporalidade, sempre feita e refeita na duração da produção artística.

Em suas telas Alvaro Seixas explora as possibilidades da pintura abstrata na contemporaneidade e aceita de forma debochada a passagem do tempo, ao misturar técnicas e referências clássicas das artes visuais em um espaço tecno-informacional e mercantilizado do mundo atual. A palavra rasura- da e reescrita em suas obras marcam, mesmo com certo cinismo, um lugar para a arte nos dias de hoje. Em contrapartida, Aksel Ree se utiliza da escultura para produções com temas vinculados à sensualidade e fecundidade. A fertilidade tematizada ganha uma estranheza bela aos olhos do público.

O desejo de conter um momento, próprio da fotografia, se defronta com os registros de uma performance-escultura da artista Ana Clara Tito, Usos da Raiva captura momentos em que a artista dobra e se entrelaça com um vergalhão de ferro. Como dito na obra Audre Lorde, que inspira a performance, “o intuito da raiva é a transformação”. A obra eternizada em fotografia deixa vislum- brar a torção do corpo e dos materiais em um contínuo processo de criação, que só pode ser intuído em seu todo. Thora Dolven Balke, tem por objeto de suas fotografias momentos cotidianos que ganham camadas de significado pelo próprio efeito enevoado das polaroides que evocam um sentido de rememoração, reforçado pelas capas que compõem a obra final na construção de suas molduras, que simulam de maneira convidativa e sensorial a pele humana.

Em clima de um ano que se inicia, a exposição Palimpsesto Sentido convida o público a refletir sobre morte e o renascimento por meio das obras aqui dispostas. Algo se foi e se transformou, e de maneira positiva a criação de algo novo precisa desse processo que apaga ao mesmo tempo que conserva aquilo que não mais está presente, não mais se faz notar de maneira imediata.

Esta exposição marca o primeiro momento de colaboração entre a Kubikgallery e a Galeria Cavalo do Rio de Janeiro. Esta parceria consiste essencialmente no intercambio de galerias e artistas sendo, neste caso, a Galeria Cavalo a ocupar o espaço da Kubik no Porto com uma exposição de sua curadoria.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
100,831,710