"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Armanda Passos em retrospetiva inédita na Fundação Champalimaud

A pintora portuguesa Armanda Passos (1944-2021) será homenageada no Centro de Exposições da Fundação Champalimaud na primeira retrospetiva da sua obra. Oportunidade rara para ver a obra de uma das mais notáveis pintoras portuguesas.

16 Nov a 31 Dez 2022

Fundação Champalimaud
Av. Brasília, 1400-038 Lisboa
Preço
Entrada livre
A exposição decorre de 16 de novembro até 31 de dezembro de 2022, e tem como curadora Fabíola Passos, filha da Artista. A apresentação será feita pela escritora Lídia Jorge e pela catedrática Raquel Henriques da Silva.

Estarão expostos 80 óleos de grande importância pertença de coleções públicas e privadas, que só agora, após o seu desaparecimento, terão visibilidade pública e nos darão a conhecer o processo criativo, intenso e inventivo, daquela que foi uma autêntica artista, solitária, alheia a modas, uma poderosa criadora.

Autora de uma vasta obra, vão agora ser reveladas telas, a maioria guardadas em acervo no seu espólio e que se apresentam em dípticos e trípticos, que nascem uns dos outros em polípticos, formando painéis com metros e metros de corpos em anatomias de mãos e pés portentosos. Cada quadro torna-se tão identificável que dispensaria assinatura.

Armanda Passos foi uma pintora portuguesa que, a partir da sua arte, quis dar voz às mulheres e que ao longo da sua carreira retratou a importância da mulher no mundo das artes. Licenciou-se na Escola Superior de Belas Artes do Porto e expôs as suas obras a partir de 1976. Durante toda a sua vida artística teve obras suas expostas em coleções em vários países do mundo como Espanha, Bélgica, França, Alemanha, Suíça, Inglaterra, Luxemburgo, Itália, Turquia e Estados Unidos. Morreu a 19 de outubro de 2021, aos 77 anos.

A maioria das pinturas, desta exposição, são parte de coleções institucionais e de privados, como Mário Cláudio, David Mourão-Ferreira, Álvaro Siza, Miguel Cadilhe, António Barreto, Maria Barroso-Mário Soares, Centro de Arte Moderna – Fundação Calouste Gulbenkian, Coleção de Arte Contemporânea do Estado, Fundação do Oriente, Fundação Millennium BCP, Museu Amadeo Souza-Cardoso, Coleção Berardo, Universidade do Porto, Tribunal de Contas, Constitucional, Procuradoria-Geral da República e Fundação Champalimaud.

Estará também exposto o livro de Armanda Passos, que contém o testemunho de vários artistas e personalidades, nomeadamente um texto que explica a génese desta exposição, apelidado de “Uma imaginação poderosa” assinado pela Catedrática Raquel Henriques da Silva.

Esta exposição é uma oportunidade rara para ver a obra de uma das mais notáveis pintoras portuguesas, de 16 novembro a 31 dezembro, segunda a sábado das 12 às 20h.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,746,560