"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

Projeção de filme e concerto por ocasião do Centenário da Coroação do rei Fernando I e da rainha Maria em Alba-Iulia

No contexto da celebração do centenário da Coroação do rei Fernando I e da rainha Maria em Alba-Iulia (15 de outubro de 1922), o ICR Lisboa, em colaboração com a Embaixada da Roménia na República Portuguesa, organiza na sexta-feira, dia 14 de outubro de 2022, a partir das 18h00, na sede do instituto, a projeção do documentário Maria, o coração da Roménia e o concerto na interpretação de Cristina Bitiusca (voz) e Alcides Ovelar (harpa).

14 Out 2022  |  18h00

Instituto Cultural Romeno
Rua do Barão n.º 10, 1100-072 Lisboa
Preço
Entrada livre

O documentário Maria, o coração da Roménia (John Florescu - produtor executivo, Trevor Poots – realizador, Dan Draghicescu – curador e produtor associado, Viorel Chesaru – produtor sénior, Mircea Lacatus – editor/investigador, 2018) conta a história do papel político particularmente importante, bem como da vida privada da rainha Maria da Roménia.

A rainha Maria, neta da Rainha Vitória, casou-se em 1893 com o Príncipe Herdeiro da Roménia, o rei Fernando I, com importantes ligações portuguesas, Maria II de Portugal, sendo avó do rei Fernando, enquanto e Infanta Antónia, filha de D. Maria II de Portugal e de D. Fernando de Saxe-Coburgo-Gota, era a mãe do rei Fernando I da Roménia.

O documentário é narrado pelo ator Marcel Iures; contém opiniões da Sua Majestade Margareta, Guardiã da Coroa da Roménia, do historiador Neagu Djuvara, do presidente da Academia Romena, Ioan-Aurel Pop e de outros especialistas de Oxford, Nova York, Washington, Budapeste, Flórida ou Moscovo. O documentário inclui também imagens coloridas da Primeira Guerra Mundial e a voz da rainha Maria sem as distorções causadas pela tecnologia dos anos 20.

A projeção do documentário será seguida, a partir das 19h30, pela atuação musical do dueto Eurolatin formado por Cristina Bitiusca (voz) e Alcides Ovelar (harpa), com duração de cerca de 30 minutos. O repertório incluirá as seguintes peças: Mocirita cu trofoi (Pântano cheio de trevos), Ciuleandra (A dança do amor e da morte), Cançäo do mar, Garota de Ipanema, Recuerdo de Ypacarai, Guavira poty, Galopera.

Cristina Bitiusca, solista vocal nascida em Brasov, na Roménia, emigrou para o Paraguai em 2010. Junto com seu marido e parceiro de palco Alcides Ovelar, músico paraguaio - solista de harpa formam o dueto Eurolatin, que aborda vários estilos e ritmos musicais. Desde 2015, integram o Conjunto Folclórico da Orquestra Sinfónica Nacional da República do Paraguai.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,901,390