"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Outras

Concurso de Fotografia: Wiki Loves Monuments 2022

Fotografar e colocar todos os monumentos de Portugal na Wikipédia, é o desafio lançado pelo Wiki Loves Monuments.

1 Out a 31 Out 2022

Online
Preço
Entrada livre

“É uma oportunidade para as pessoas se conectarem com o seu património, partilharem fotografias de monumentos portugueses de um modo duradouro, complementando o conteúdo já existente na Wikipédia e outros projectos de partilha de conhecimento com licenças livres.” - Gonçalo Themudo, Presidente da Wikimedia Portugal

A Wikimedia Portugal volta a organizar este Outubro, juntamente com organizações de todo o mundo, o maior concurso mundial de fotografia. O objetivo é angariar fotografias do património edificado mundial e torná-las acessíveis, sob uma licença livre, a todos os projetos Wikimedia, entre eles a Wikipédia.

O concurso teve a sua primeira edição em 2010 apenas nos Países Baixos, conseguindo angariar cerca de 12500 fotografias de 8000 monumentos. Em 2011, Portugal participa pela primeira vez e são levadas a concurso mais de 16000 fotos de monumentos portugueses. Desde então, o projeto ajudou a recolher mais de 1,7 milhões de imagens submetidas por cerca de 60000 participantes, somando-se a todo o conhecimento humano reunido na Wikipédia.

Este ano o concurso volta a contar com a adesão de mais de 35 países a nível mundial e decorre em duas fases distintas; numa primeira fase são seleccionados e premiados os vencedores nacionais; numa segunda fase seleccionam-se os vencedores entre os melhores de cada país.

Em Portugal, as fotografias tiradas pelos concorrentes podem ser submetidas, entre 1 a 31 de Outubro de 2022, no link disponível no site do concurso. Cada concorrente pode submeter quantas fotografias quiser, havendo prémios para as três melhores fotos, vales de compras no valor de 400, 250 e 150 euros, respectivamente, ficando ainda habilitado a um prémio caso submeta o maior número de imagens de monumentos diferentes ainda sem fotografia.

Pode começar já a reunir as fotos (incluindo as que já tirou há uns anos!) ou a usufruir do bom tempo para passear, fotografar e habilitar-se a prémios monumentais.

Para mais informações sobre como participar, regras e prémios, consulte o site:

www.wikilovesmonuments.org.pt
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Margarida Campelo no Auditório de Espinho

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto de Margarida Campelo no Auditório de Espinho, dia 15 de março (sábado) às 21h30. 

Passatempo

Tudo Acontece em Paris

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia de uma deliciosa comédia de humor negro que oferece uma nova e comovente visão de Paris. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados! 

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "João Cabral Encena Otelo"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para o espetáculo, de autoria de Fabrice Melquiot, a partir de William Shakespeare, e com encenação de Georges Guerreiro.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Passatempo

Lusitânia Comedy Club

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "Lusitânia Comedy Club". Uma viagem hilariante pela História de Portugal, onde o passado nunca foi tão irreverente.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
104,213,176