"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Exposições

Exposição fotográfica de Artur Pastor "Montalegre, Pequeno Grande Mundo"

A mostra, constituída por 47 registos fotográficos, está orientada num formato bipartido, no qual o visitante para além da contemplação ‘entre portas’ é convidado a percorrer um percurso pautado pela objetiva do fotógrafo nos anos 50, na vila de Montalegre, onde iniciou a sua carreira profissional.

22 Jul a 4 Set 2022

Ecomuseu de Barroso – Espaço Padre Fontes
Terreiro do Açougue, nº 11 5470 - 251 Montalegre


O museu alia-se desta forma a outras iniciativas organizadas um pouco por todo o país, na celebração do centenário do nascimento de um dos fotógrafos mais notáveis do século XX e, atualmente um dos mais requisitados no Arquivo Municipal de Lisboa, que desde 2001 detém a maior parte do seu espólio. Ao mesmo tempo e, acima de tudo, pretende honrar os verdadeiros heróis deste território, cuja especificidade foi reconhecida no ano 2018, com a classificação de Barroso como Património Agrícola Mundial pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura. Ao mesmo tempo, sensibilizando e alertando para a necessidade de preservar e conservar este sistema agro-silvo-pastoril, da agricultura e do mundo rural.

O Ecomuseu apela ainda à participação ativa da comunidade, desafiando todos aqueles que possam ter memórias vividas ou contadas relacionadas com as fotografias exibidas, à sua partilha junto dos colaboradores do museu e, assim contribuir para a salvaguarda deste património que é de todos nós.

Apoio: Arquivo Municipal de Lisboa

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Margarida Campelo no Auditório de Espinho

Em parceira com o Auditório de Espinho, oferecemos convites duplos para o concerto de Margarida Campelo no Auditório de Espinho, dia 15 de março (sábado) às 21h30. 

Passatempo

Tudo Acontece em Paris

Em parceria com a PRIS Audiovisuais, oferecemos convites duplos para a antestreia de uma deliciosa comédia de humor negro que oferece uma nova e comovente visão de Paris. Participe e habilite-se a ser um dos felizes contemplados! 

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "João Cabral Encena Otelo"

Em parceria com o CENDREV - Centro Dramático de Évora, oferecemos convites duplos para o espetáculo, de autoria de Fabrice Melquiot, a partir de William Shakespeare, e com encenação de Georges Guerreiro.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores.

Passatempo

Lusitânia Comedy Club

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "Lusitânia Comedy Club". Uma viagem hilariante pela História de Portugal, onde o passado nunca foi tão irreverente.Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
104,213,801