"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Música

A magia da música clássica afegã com Daud Kahn Sadozai

Daud Kahn Sadozai dedicou a sua carreira a preservar o estilo autêntico do rubab afegão, cujo repertório clássico levou aos principais palcos mundiais. Neste concerto, o mestre Daud Khan Sadozai interpreta temas tradicionais no rubab afegão e no sarod indiano, seu precursor, celebrando as sonoridades do Oriente e as suas raízes comuns.

4 Fev 2022  |  19h00

Museu do Oriente
Avenida Brasília | Doca de Alcântara (Norte), 1350-352 Lisboa
Preço
15.00€


Nascido em Cabul numa família de amantes da música que patrocinava as artes na capital afegã. Ouvindo o rubab na Rádio Afeganistão, ficou cada vez mais interessado no instrumento e aos 17 anos foi aceite entre os discípulos de Ustad Mohammad Omar, o "Sultão de Rubab". Este mestre celebrizou-se pelo seu contributo no desenvolvimento do rubab até convertê-lo num instrumento solo com repertório clássico próprio, além de interpretar melodias populares de todo o país com um estilo único e belo.

Com Daud Khan Sadozai [rubab afegão, sarod] e Shekab Wadwa [tabla]

Hoje, apenas alguns artistas mantêm a tradição do rubab clássico iniciado por Ustad Mohammad Omar em Cabul. Daud Khan dedicou sua vida a preservar o estilo autêntico preconizado pelo seu mestre. Após o desaparecimento de Ustad Mohammad Omar, Daud estabeleceu-se em Deli, para estudar o sarod indiano com um de seus maiores professores, Ustad Amjad Ali Khan, cujos antepassados vieram do Afeganistão com o rubab e criaram o sarod moderno. Após anos de aprendizagem dedicada, Daud Khan foi duas vezes distinguido com o Prêmio Hafiz Ali Khan (1988/1995) na Índia e recebeu o título de Ustad ("Professor") de Ustad Amjad Ali Khan. Daud Khan tem-se apresentado em concertos a solo, em festivais ou em ensembles com outros artistas renomados: presença regular nos ensembles de Jordi Savall, Daud Khan realizou várias digressões pela Europa e Estados Unidos com cantores como Ustad Mahwash ou Sima Bina. Em anos recentes, apresentou-se em salas de enrome prestígio como a Philarmonie em Paris, Barbican Hall em Londres, Alte Oper em Frankfurt, o Alhambra em Genebra, Mevlana Kültür Merkezi em Konya, o Göteborgs Konserthus, o Mehrangarch Fort de Jodhpur, a Opéra de Rennes ou o Festival de Música Sacra do Mundo em Fez.

Concerto integrado no ciclo Músicas Escondidas, dedicado às músicas tradicionais da antiga Rota da Seda.

Duração 75’, sem intervalo | M/6 anos

Bilhetes

Entidade promotora
Fundação Oriente +
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
97,723,795