Conferências
O que nos dizem os livros sobre saúde mental?
O ciclo de tertúlias "O que nos dizem os livros sobre saúde mental?" visa abordar o tema da saúde mental através do debate à volta de livros de ficção e/ou biográficos com a presença de convidados - sempre que possível os autores da obra e profissionais da área da saúde mental - e com a participação da comunidade interessada.

21 Jun 2021 | 17h00
A 1.ª tertúlia é sobre o livro "Doida não e não!" de Manuela Gonzaga, uma biografia sobre Maria Adelaide Coelho da Cunha. Esta era herdeira do Diário de Notícias, casada com o escritor Alfredo da Cunha, administrador no mesmo jornal, e que no dia 13 de novembro de 1918, por amor a outro homem, choca a sociedade ao abandonar a sua família. Como represália, acaba presa num manicómio.
Esta obra tem um interesse bastante significativo para a reflexão sobre muitos aspetos ligados à saúde mental, nomeadamente:
- O quadro legislativo da saúde mental;
- Os Direitos Humanos na doença mental;
- A gestão do património da pessoa com doença mental;
- Os aspetos culturais e estigma;
- O papel da mulher;
- Entre outros.
Contamos com a colaboração da Bertrand Editora e da autora, apresentamos os convidados desta tertúlia:
Manuela Gonzaga
Prémio Femina/Matriz Portuguesa 2021. Escritora e Historiadora, é doutoranda em História Contemporânea na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa. Tem o grau de mestre em História da Expansão Portuguesa, na mesma universidade. Como investigadora, integra o CHAM – Centro de Humanidades unidade de investigação inter-universitária; e o Grupo de Estudos do Trabalho e dos Conflitos Sociais do Instituto de História Contemporânea. Ambas vinculadas à FCSH/NOVA e à UAc. Jornalista durante cerca de 30 anos, assinou um número indeterminado de artigos na imprensa. Em 2000 abandonou o jornalismo para se dedicar à escrita e à investigação a tempo inteiro.
José Caldas de Almeida
Professor Catedrático jubilado de Psiquiatria e Saúde Mental da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa.
Licenciou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa em 1971 e terminou o Internato de Psiquiatria no Hospital Miguel Bombarda em 1977.
Foi Coordenador do Programa Nacional para a Saúde Mental (PNSM) de 2008 a 2011.
Cátia Moreira
Mestre em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Universidade de Lisboa. Especialista em Psiquiatria, exercendo funções como Assistente Hospitalar no Centro Hospitalar Psiquiátrico de Lisboa.
Perita psiquiatra dos Sistema de Verificação de Incapacidades do Instituto da Segurança Social.
João Maia Rodrigues
Notário de profissão com conhecimento das leis de gestão do património familiar de pessoa com doença mental.
Isabel Fazenda
Assistente Social
Especialista em Saúde Mental
1.ª Tertúlia do ciclo "O QUE NOS DIZEM OS LIVROS SOBRE SAÚDE MENTAL?"
21 de junho de 2021, 17h00 às 18h30
Livro: MARIA ADELAIDE COELHO DA CUNHA: DOIDA NÃO E NÃO! de MANUELA GONZAGA
Organização: DDS/Divisão para a Participação e Cidadania e Divisão da Rede de Bibliotecas
Colaboração: Bertrand Editora
Sessão online com o Microsoft Teams
Necessária inscrição prévia: bib.galveias@cm-lisboa.pt