Exposições
ALL-U-NEED - Mostra que reúne duas exposições de Patrícia Almeida
Através de um processo de pesquisa aos arquivos da fotógrafa Patrícia Almeida com o intuito de reunir fotografias dispersas, pouco ou nunca vistas, os curadores David Guéniot e Natxo Checa seleccionaram dois conjuntos de peças tão distintos que só poderiam ser apresentados autonomamente.
5 Abr a 5 Jun 2021
Por um lado, mostra-se uma série de fotografias representativa de um universo quotidiano português: um trabalho encomendado pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional no ano de 2008, com vista a capturar o contexto sócio-profissional de cinco centros de formação. O resultado deste trabalho - apenas apresentado no contexto da exposição colectiva Testemunhos – Trajectos de Qualificação (IEFP no Porto) - acaba por reflectir, já à época, e ironicamente, um ambiente algo obsoleto. A sua revisitação, considerando a velocidade dos avanços tecnológicos recentes, torna ainda mais evidente esta sensação de extemporaneidade.
Por outro lado, se a primeira exposição nos mostra uma realidade concreta e definida no tempo e no espaço, a segunda segue ao encontro do onírico: a partir de um sonho transcrito num dos seus cadernos de trabalho selecciona-se um conjunto de fotografias realizadas por Patrícia Almeida ao longo de vinte anos. Sem pretensão de edificar uma amostra representativa da sua obra (não se trata aqui de fomentar um olhar retrospectivo ou antológico), as fotografias são organizadas livremente partindo deste sonho que, servindo de lemotiv para a redescoberta do seu arquivo, nos permite entrever o imaginário da artista, reunindo peças distintas - tanto pelas suas datas de realização, como pelos temas, estilos ou técnicas utilizadas - que revelam o espírito experimental da sua obra.
Patrícia Almeida (1970-2017), fotógrafa e co-fundadora da GHOST Editions juntamente com David-Alexandre Guéniot. Licenciou-se em História na Universidade Nova (F.C.S.H) em Lisboa e em Fotografia no Goldsmiths College em Londres. Interessou-se pela fotografia como linguagem e território de investigação e criação artísticas. As suas exposições assumiram frequentemente a forma de instalações que trabalham com vários meios de produção de imagem: impressões fotográficas, livros de artistas, cartazes, outdoors, jornais, vídeos ou imagem projectada. Os seus projectos começaram frequentemente como livros ou publicações artísticas, um aspecto importante do seu trabalho.
Em 2009 foi nomeada para o prémio de arte contemporânea portuguesa Besphoto pela sua exposição e livro ‘Portobello’.
Foi ainda membro do POC/Piece of Cake, uma rede de artistas europeus e norte-americanos que trabalham com fotografia e vídeo.
Inauguração:
5 a 7 de abril das 17h às 22h
Entrada livre.
8 de abril a 5 de junho
Segunda a sexta das 18h às 22h
Entrada: 3€
As visitas serão efectuadas de acordo com as medidas de segurança recomendadas: é obrigatória a utilização de máscara e recomendada a utilização do gel desinfectante disponível na entrada da ZDB.