"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Animação Cultural

Dezembro @ Castelo de S. Jorge

Consulte a agenda de atividades previstas para o mês de dezembro, no Castelo de S. Jorge.

1 Dez a 31 Dez 2018

Castelo de S. Jorge
R. de Santa Cruz do Castelo, 1100-129 Lisboa


LEITURAS DE INVERNO

“HISTÓRIA DO CERCO DE LISBOA” DE JOSÉ SARAMAGO 
2 DEZ, 6 JAN (2019) e 3 FEV (2019) | 16.00
Gratuito mediante inscrição | info@castelodesaojorge.pt | +351 218 800 620
literatura
Uma leitura viva da obra ‘História do cerco de Lisboa’, de José Saramago. 
“Um revisor é uma pessoa séria no seu trabalho, não joga, não é prestidigitador, respeita o que está estabelecido em gramáticas e prontuários, guia-se pelas regras e não as modifica, (...) muito menos porá um não onde o autor escreveu sim, este revisor não o fará.” Raimundo Silva, enclausurado na sua rotina, na sua disciplina, na sua revolta branda contra as imprecisões, atreve-se, “em plena consciência”, a acrescentar uma palavra a um livro que pretende ser um documento histórico. Um 'não' que não ousa mudar a frase ou sequer o livro: ousa mudar a História. 
“Assim está escrito e portanto passou a ser verdade, ainda que diferente, o que chamamos falso prevaleceu sobre o que chamamos verdadeiro, tomou o seu lugar, alguém teria de vir contar a história nova, e como.” 
A proposta é extrair do texto o arco narrativo, compactando-o em 45 minutos de leitura corrida, minimizando as feridas da omissão. Num texto que vive em dois tempos paralelos, a História dentro de uma história, esta releitura foca-se na linha contemporânea, no ímpeto de um revisor que reescreve o passado numa palavra.  
“Então vai-se ao tempo que passou, que só ele é verdadeiramente tempo, e tenta-se reconstruir o momento que não soubemos reconhecer, que passava enquanto reconstruíamos outro, e assim por diante, momento após momento.” Pedro Lamares
FUNDAÇÃO JOSÉ SARAMAGO 

TERTÚLIAS DE INVERNO

OLHARES INVULGARES SOBRE O CASTELO DE LISBOA
9 DEZ, 13 JAN (2019) e 10 FEV (2019) | 2º DOMINGO DO MÊS | 16.00
Gratuito mediante inscrição |  info@castelodesaojorge.pt | +351 218 800 620
Encontro junto da estátua de D. Afonso Henriques
Uma abordagem singular do património do Castelo de S. Jorge, de descoberta de outros patrimónios que raramente são abordados, quer por as suas evidências dificilmente serem descodificadas sem o contributo de especialistas, ou por simplesmente não lhes darmos importância como objetos culturais. Quatro visitas de exploração orientadas por especialistas – uma geóloga, uma restauradora e um arqueólogo - que nos mostram um outro Castelo de S. Jorge.

9 DEZ | Um castelo de pedra, cal, areia e outras coisas – O que são as argamassas, que componentes fazem parte de uma argamassa, como se fazem, como se obtêm as diferentes texturas e cores e o seu estado de conservação. As diferentes argamassas que podemos encontrar no Castelo, com diferentes funções e estados de conservação distintos.    
Com Mafalda Alegre (conservadora-restauradora)

DOMINGOS EM FAMÍLIA

2 DEZ JOGOS EM FAMÍLIA 
11.00 | M/5 | 3,5 € 
Inscrição Prévia | +351 218 800 620  info@castelodesaojorge.pt
Faça equipa com o seu filho e inscreva-se para os jogos de outros tempos que os Arautos da Brincadeira do Castelo de S. Jorge prepararam: quebra bilhas, arco e flecha, pé atado, salto ao eixo, jogo do arco, entre outros jogos e surpresas.
SERVIÇO EDUCATIVO CASTELO DE S. JORGE

9 DEZ | ARTES BÉLICAS
A NOBRE ARTE DA ESGRIMA
11.00 | M/5 | Bilhete Castelo S. Jorge
Este programa irá mostrar a evolução da esgrima enquanto defesa pessoal, como técnica distinta da esgrima de combate usada em campo de batalha. 
Serão explorados os vários manuais de esgrima de diferentes séculos, que codificaram as diferentes armas e formas de combate. Alguns dos manuais explorados durante este programa serão:

> I33 / Codex Valpurgis – O mais antigo manual de esgrima que se conhece, datado de final de Séc. XIII. – Espada curta / Faca longa e broquel / Tampa de panela! 
> Licktenhaur – Lange messer (Faca longa) Séc. XIV 
> Espada bastarda Séc. XV 
> Rapier / Rapier e Adaga – Thomaz Luis (?) Séc. XVII Destreza Vulgar – Portugal
OFÍCIO BÉLICO

16 DEZ | DANÇAS COM HISTÓRIA 
CIÊNCIA E INOVAÇÃO OU... UM SABER DE EXPERIÊNCIA FEITO...
Técnicas, saberes e ciências dos Portugueses do século XVII
11.00 | M/5 | Bilhete Castelo S. Jorge
No tempo da nova engenharia de fortalezas de Luis Serrão Pimentel, os salões de corte inglesa alegram-se com as country dances, divulgadas num dos tratados de dança de Jonh Playford, The English Dancing Master, datado de 1650. Divulgado por toda a Europa é através de França que se torna a dança seiscentista de eleição – a contredanse.
ASSOCIAÇÃO DANÇAS COM HISTÓRIA

23 DEZ VISITAS EM FAMÍLIA
O CASTELO ENTRE OS SÉCULOS XIII E XVI: RESIDÊNCIA REAL 
11.00 | M/6 | 3,5 €
Inscrição Prévia | +351 218 800 620 info@castelodesaojorge.pt
Visível de vários pontos da cidade, o castelo de Lisboa ergue-se na colina destacando-se da malha urbana contemporânea. No seu interior, questionamo-nos onde vivia a Corte. 
Mas a realidade lisboeta é diferente de outras realidades europeias e o castelejo é uma fortaleza. Ao longo da visita, exploraremos os traços visíveis do Paço Real da Alcáçova, utilizado pelos Reis de Portugal na transição da Idade Média para a Idade Moderna. Alvo de sucessivas transformações entre os séculos XIII e XVI, por ele passaram figuras e factos de relevância para a História do país.
SERVIÇO EDUCATIVO CASTELO DE S. JORGE

TODOS OS DIAS
VISITAS GUIADAS 
PT | EN |
 ES
Bilhete Castelo S. Jorge

À DESCOBERTA DO CASTELO
10.30, 13.00 e 16.00
Visita orientada ao castelejo, ao sítio arqueológico e à exposição permanente, descodificando os espaços e relacionando-os com as vivências de outrora.

SÍTIO ARQUEOLÓGICO
10.30, 11.30, 12.30, 14.00, 15.00, 16.00, 17.00, 18.30, 19.30
Visita orientada ao conjunto de vestígios arqueológicos que testemunham três períodos significativos da história de Lisboa: século VII a.C., século XI e século XVIII.

CÂMARA ESCURA 
10.00 - 17.20 
20 em 20 minutos
Visita de descoberta da cidade de Lisboa através de um periscópio que permite examinar a cidade em tempo real, num olhar que percorre 360º. 

>> Mais informações

Agenda
Ver mais eventos
Visitas
94,463,077