"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Outros

Recriação Histórica de um Jantar Monástico de Século XVI/XVII com Ciência

Ouvir estilhaçar as esferas de cristal onde Aristóteles “pendurou” os planetas enquanto degusta uma Sopa de “queijo” de Caldo de Vaca…

20 Out 2018

Centro Ciência Viva de Estremoz
Convento das Maltezas

Aprender a marcar os solstícios e equinócios com um pau, espetado no chão, a saborear Almôndegas de Borrego…

Perceber os movimentos do Sol enquanto come uma Perdiz das Maltezas…

Falar sobre gravidade a saborear uma sobremesa única, o Pudim de Água do Convento das Maltezas…

Durante uma noite única a prioresa do Convento das Maltezas recebe no interior das seculares paredes do Convento uma embaixada de freiras, monges e sábios cientistas, bem com a Vós curiosos peregrinos. Porque as demandas da Fé e do Saber desgastam Vossas vestes e enfraquecem Vossos físicos, temos para Vós vestes quentes e alimentos para o corpo e para a Alma.

O Convento das Maltezas é o lugar privilegiado para numa noite de Outono, em torno de uma ceia monástica, contactar com algumas das personagens que moldaram a forma como os Homens foram encarando o Universo que os rodeia. Da perfeição das esferas de cristal de Aristóteles, onde se encontram pendurados os planetas do nosso sistema Solar até à maravilhosa visão que a Ciência actual nos proporciona, um longo caminho foi percorrido…

A Ciência, a Gastronomia, a História, a Olaria e a Música auxiliam esta fantástica viagem no tempo, permitindo experienciar como seria, em todo o seu esplendor, um banquete monástico do século XVII; Qual a ementa? Quais os talheres utilizados? … e as regras de etiqueta? … e a iluminação? … haveriam guardanapos?

“Na verdade, a imaginação não passa de um modo da memória, emancipado da ordem do tempo e do espaço”. Samuel Coleridge

Mais informações e inscrições em www.ccvestremoz.uevora.pt/jantar-monastico/

As inscrições são limitadas e decorrem até dia 18 de outubro.

O Jantar Monástico é organizado numa parceria entre a Ad Ruina o Centro de Ciência Viva de Estremoz e a Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre - Turismo de Portugal. Este evento conta ainda com o apoio da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Portalegre, do Centro Educativo Alice Nabeiro, do Município de Montemor-o-Novo, do Município de Évora, da Irmandade da Cerveja, do Município de Estremoz, da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Évora, do Instituto de Ciências da Terra e da Ciência Viva - Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
102,161,174