"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Animação Cultural

Setúbal celebra 6º aniversário da Casa da Cultura

Durante 3 dias a "vossa" casa tem as portas abertas com o lançamento de nova imagem do boletim trimestral, concertos noite dentro, exposições e workshops desenvolvidos pelos "residentes".

Principal destaque para o concerto de dia 6 de outubro, às 22h00, com POP DELL'ARTE.

Todas as iniciativas são de entrada gratuita.

5 Out a 7 Out 2018

Casa da Cultura de Setúbal
R. Detrás da Guarda 28, 2900-347 Setúbal
  • 5 de Outubro | Sexta-feira
Diversos espaços da Casa, 11h00
Ensemble de Sopros da Escola de Música da Sociedade Musical Capricho Setubalense
Apontamento musical pelos ensembles de sopros constituído por alunos e professores da Escola de Música da Sociedade Musical Capricho Setubalense, de forma a divulgar o seu trabalho de formação, que é também, um dos elementos que integram a dinâmica da Casa da Cultura. Assente no estimulo do interesse pela cultura através da formação e captação de novos públicos.
Parceria | SMCS

Sala José Afonso, 15h30
Apresentação do novo Boletim Cultural da Casa da Cultura – “Guarda Rios”
A Casa da Cultura e os seus parceiros tem o prazer de dar a conhecer as valências da “casa” e apresentar a nova imagem do boletim trimestral, com o conceito arrojado e muitas novidades.
Convidamos os presentes a comemorar o 6º aniversário da Casa da Cultura com um Moscatel de Honra no Pátio do Dimas, dando as boas-vindas a uma casa com uma singularidade única onde o colectivo artístico é grande impulsionador da sua dinâmica constante.

Pátio do Dimas, 17h00
Duojazz (Desidério Lázaro e Bruno Pernadas)
Saxofone e guitarra por dois dos maiores músicos jazz da actualidade.
Um Duo de excelência com repertório de standards do cancioneiro de Jazz Americano. Desidério Lázaro faz parte dos Tora Tora Big Band, João Firmino Quinteto, Adriana Miki, Ricardo Barriga Big Weird Box.
Bruno Pernadas trabalha na área do Jazz, pop e música improvisada e tem vindo a participar em vários concertos, workshops como também em masterclasses com músicos de Jazz e compositores provenientes de vários países.
Parceria | SMCS

Frente à Casa da Cultura, a partir das 21h30
Concertos x 3 | Luís O Brito “Handpan” + Spicy Noddles + Esfera

21h30 | Luís O Brito – concerto de “Handpan”
O Hand Pan é um instrumento Suíço, inventando em 2001. Caracterizado pelo seu som hipnótico e relaxante, ele é já um símbolo de harmonia e subtileza, cada vez mais conhecido pelo mundo.
Nascido em lisboa em 1986, músico e autor de livros de viagem, estudou música clássica e regressa agora ao espírito do Som, aos ritmos profundos e à vontade de nos tocar o coração.

22h30 | Spicy Noddles
Spicy Noodles nasceu no verão de 2016, quando Érika Machado (BR), e Filipa Bastos (PT) puderam experimentar, pela primeira vez, uma imersão numa residência artística.
Nessa residência não só surgiram as primeiras músicas do projeto, como os primeiros vídeos, e as primeiras apresentações no Festival Atalaia Artes Performativas. A sonoridade de Spicy Noodles é regada por samplers, guitarras, teclados, baixo e bits eletrónicos, que são misturados como pacotes de temperos instantâneos para uma explosão de barulhinhos em cada uma das canções.

23h30 | Esfera
Banda de Setúbal já com uma vasta experiência em palco e cujos elementos se dividem por um sem número de projectos paralelos.
ESFERA traz consigo a sonoridade e o legado do rock progressivo e, em modo de sinestesia, exprime as suas próprias interpretações das cores através das suas criações, com músicas que percorrem todo o espectro cromático dos sentimentos.
  • 6 de Outubro | Sábado
Sala José Afonso, 15h00
Sessão Best Of Vila do Conde (curtas-metragens)
26ª edição do Curtas Vila do Conde – Festival Internacional de Cinema terminou no passado dia 22 de julho com o anúncio dos premiados. Como habitual, as extensões do festival vão apresentar, em diferentes pontos do país, algumas das curtas-metragens galardoadas no festival.
No programa “Best of Curtas Vila do Conde” serão apresentados os filmes “Raymonde ou l’évasion verticale”, de Sarah van den Boom; "Fry Day" de Laura Moss; "Entre Sombras" de Alice Eça Guimarães e Mónica Santos e “Ce Magnifique Gâteau!”, de Emma de Swaef e Marc James Roels.
Parceria | Agência Curtas-metragens

Frente à Casa da Cultura, 22h00
Pop Dell`Arte
Os Pop Dell'Arte são uma banda de culto e, como mandam as regras, não se mostram muito. Não cansar nem expor demasiado faz parte da arte do enigma. Nos dias de hoje, onde toda gente quer é aparecer, convenhamos que há que dar mérito a esta transgressão fiel. Uma espécie de juramento sem bandeira em prol da arte, por parte de uma banda com três décadas de carreira.
Defendendo sempre a transgressão enquanto valor artístico fundamental e a necessidade de amar as contradições, ao longo de três décadas, os Pop Dell’Arte gravaram discos tão importantes como "Free Pop" (1987), “Sex Symbol” (1995) ou “Contra Mundum” (2010) e tocaram não só nas principais salas de Lisboa e O Porto, mas também em Coimbra, Braga, Aveiro, Faro, Vigo, Londres e Barcelona, entre muitas outras cidades.
Com um disco novo no horizonte - ainda sem data marcada - é certo que, mais uma vez, ressuscitarão por detrás de um qualquer écran gigante de vídeo. Mesmo se o amor for uma mentira, não há problema, eles fazem disso uma canção.
  • 7 de Outubro | domingo
Sala José Afonso, 16h00
Concerto de Deolinda de Jesus
Durante o Verão decorreram no estúdio da Casa da Cultura as sessões de gravação do próximo trabalho de Deolinda de Jesus, que continua a pensar e a usar o fado como forma de nos comover e encantar. Teremos aqui, ao vivo e em estreia, a oportunidade para o descobrirmos.

Galeria de Exposições
REFLEXOS | A galeria Ratton está a fazer história na utilização do azulejo como suporte divulgador dos grandes artistas do nosso tempo. Agora, em Setúbal, vai mostrar uma selecção criteriosa de obras desses artistas. As exposições repartem-se por cinco locais. Perder qualquer uma destas mostras é perder muito.
Na Casa da Cultura, Andreas Stöcklein apresenta “Zonas de Transição”, coletânea de produções que inspiraram ou são decorrentes de projetos que o artista plástico tem patente, enquanto arte urbana, noutros locais de Setúbal.
Pode-se ainda assistir a projeções de imagens dos seus trabalhos em vários locais do mundo.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
106,338,244