"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Morte de Fernando Lopes-Graça

No dia 27 de novembro de 1994 morreu Fernando Lopes-Graça, considerado um dos maiores maestros e compositores portugueses do século XX.

(Tomar, 17 de dezembro de 1906 - Parede, Cascais, 27 de novembro de 1994)

Fernando Lopes-Graça foi um compositor, musicólogo, pianista, maestro, professor, investigador, teórico, crítico de arte e militante do Partido Comunista Português.
É autor de uma vasta obra literária incidente em reflexões sobre a música portuguesa e a música do seu tempo, mas maior ainda é a sua obra musical, da qual são assinaláveis os concertos para piano e orquestra, as inúmeras obras corais de inspiração folclórica nacional, o Requiem pelas Vítimas do Fascismo (1979), o concerto para violoncelo encomendado e estreado por Rostropovich, e a vastíssima obra para piano, nomeadamente as seis sonatas que constituem um marco na história da música pianística portuguesa do século XX.
A 9 de abril de 1981 é feito Grande-Oficial da Ordem Militar de Sant'Iago da Espada e a 2 de fevereiro de 1987 é agraciado com a Grã-Cruz da Ordem do Infante D. Henrique.
Em 1988 recebeu um Doutoramento Honoris Causa pela Universidade de Aveiro.
Agenda
Ver mais eventos
Visitas
100,274,026