Efemérides
Morte da Rainha Isabel II
Isabel II foi Rainha do Reino Unido e de quinze outros Estados independentes conhecidos como Reinos da Comunidade de Nações, além de chefe da Commonwealth formada por 53 estados.
Foi a primeira monarca feminina soberana da Casa de Windsor e a Governadora Suprema da Igreja da Inglaterra. Isabel tornou-se Chefe da Comunidade Britânica quando assumiu o trono em 6 de fevereiro de 1952, após a morte do seu pai, o rei Jorge VI.
Em 20 de novembro de 1947, Elizabeth casa-se com Philip Mountbatten, seu primo distante, filho do príncipe Andrew da Grécia, que ela conheceu quando ele tinha 13 anos de idade. O casamento foi realizado na Abadia de Westminster. Depois de casados passaram a residir em Clarence House, em Londres. O casal teve 4 filhos, Charles (1948), Anne (1950), Andrew (1960) e Edward (1964).
Isabel II visitou Portugal duas vezes. A primeira, em 1957, durou quatro dias e o anfitrião foi Francisco Craveiro Lopes. Em 1985 esteve no país durante 5 dias e foi recebida por António Ramalho Eanes.
A Rainha Isabel II foi conhecida pelo seu elevado sentido de Estado e capacidade de trabalho.
A 6 de fevereiro de 2022, Isabel II celebrou 70 anos de reinado, sendo a única monarca britânica a celebrar um Jubileu de Platina. A partir de 12 de junho do mesmo ano, passou a ocupar a segunda posição entre os monarcas com reinados mais longos, atrás apenas do rei Luís XIV (da França — este com 72 anos e 110 dias de reinado). Foi também a monarca reinante mais velha de todos os tempos.Durante o seu reinado convidou 15 primeiros-ministros a formar governo, a última Liz Truss dois dias antes de morrer. Isabel II morreu em 8 de setembro de 2022, no Castelo de Balmoral, em Aberdeenshire, na Escócia, sendo sucedida no trono pelo filho Carlos, Príncipe de Gales, como Carlos III do Reino Unido.