Efemérides
Morte de Paula Rego
A 8 de junho de 2022, morreu a pintora portuguesa Maria Paula Figueiroa Rego.
Nascida em Portugal em 1935, estudou na Slade School of Fine Art, em Londres, onde residia à data da sua morte aos 87 anos, 8 de junho de 2022.
Foi a primeira Artista Associada da National Gallery e recebeu o título de Doutora honoris causa pelas universidades de St. Andrews, East Anglia, Rhode Island School of Design, The London Institute, Oxford, Roehampton e Cambridge. Foi condecorada com a Grã-Cruz da Ordem de Sant'Iago da Espada pelo Presidente da República em 2005 e nomeada Dame Commander of the Order of the British Empire pela Rainha do Reino Unido em 2010, logo após a abertura da Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, um novo museu projetado por Eduardo Souto de Moura.
Realizaram-se retrospetivas e exposições da obra de Paula Rego na Fundação Calouste Gulbenkian, Lisboa e Paris; na Casa de Serralves, Porto; na Tate Gallery Liverpool; na Dulwich Picture Gallery, Londres; na University Art Gallery, Universidade de Massachusetts, Dartmouth, EUA; na Abbot Hall Art Gallery, Kendal; no Yale Center for British Art, New Haven, Connecticut; no Tate Britain; no Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofia, Madrid; no National Museum of Women in the Arts, Washington DC; no Museo de Arte Contemporáneo de Monterrey, México; e no Pinacoteca do Estado de São Paulo, Brasil.
Uma pintora de “histórias”, os personagens de Paula Rego desempenham uma variedade de papéis e retratam tensões inquietantes por baixo da superfície. O seu trabalho, grandes pinturas em pastel, águas-fortes nitidamente desenhadas e litografias elaboradas, expressa uma diversidade extraordinária de emoções e experiências.