"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Morte de José Ortega y Gasset

A 18 de outubro de 1955, morreu o filósofo espanhol Ortega y Gasset.

(Madrid, 9 de maio de 1883 - Madrid, 18 de outubro de 1955)

Ortega y Gasset foi um filósofo, ensaísta, jornalista e ativista político, fundador da Escola de Madrid. Ortega é considerado o maior filósofo espanhol do Século XX.
Foi um dos primeiros autores a tratar do problema da historicidade fora dos padrões do evolucionismo, do marxismo ou do positivismo. Também foi um dos primeiros a valorizar a importância dos conceitos em matérias de história e a estender à filosofia as conclusões de Einstein, além de afirmar a necessidade de uma historicidade como modo de suplantar o esgotamento da metafísica e do idealismo. Ortega atribui à história uma nova categoria do conhecimento, aos moldes de Martin Heidegger, seu contemporâneo.
A sua vasta obra, seja ela traduzida em ensaio, artigo, discurso ou livro, tem permanentemente espelhado um profundo dramatismo, descontentamento e uma enorme tensão, fruto do seu entendimento filosófico da vida e das coisas e da própria realidade espanhola da época.
Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Visitas
100,929,036