Efemérides
Semana de Arte Moderna de São Paulo
A Semana de Arte Moderna, também chamada de Semana de 22, ocorreu em São Paulo, entre os dias 11 e 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal da cidade.
Marco oficial do Modernismo brasileiro, a Semana de Arte Moderna reuniu artistas das mais diversas áreas, em apresentações musicais, conferências, exposições de escultura, pintura e arquitetura, com o intuito de introduzir no cenário brasileiro as mais novas tendências da arte.
O evento provocou grandes e profundas transformações nas artes brasileiras – que, a partir daquele momento, romperiam definitivamente com a cultura europeizante ao propor o abrasileiramento nas artes plásticas, na música e na literatura. Começa neste momento uma busca incessante pela construção de uma identidade genuinamente nacional, distante dos moldes europeus que pouco representavam o povo brasileiro.
Participaram na Semana de Arte Moderna artistas como Anita Malfatti, Di Cavalcanti e Victor Brecheret, os poetas Guilherme de Almeida, Mário de Andrade, Menotti Del Picchia, Oswald de Andrade e Manuel Bandeira.
Legenda da 2ª foto: Francesco Pettinati, Flamínio Ferreira, René Thiollier, Manuel Bandeira, Sampaio Vidal, Paulo Prado, Graça Aranha, Manuel Villaboim, Couto de Barros, Mário de Andrade, Cândido Mota Filho, Gofredo da Silva Teles, Rubens Borba de Moraes, Luís Aranha, Tácito de Almeida e, à frente, Oswald de Andrade.