"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Inauguração da iluminação pública elétrica nacional

A iluminação pública elétrica nacional foi inaugurada no dia 28 de setembro de 1878 na Cidadela de Cascais, com uns candeeiros encomendados pelo Rei D. Luís, para celebrar os 15 anos do filho mais velho, D. Carlos.


Quando pensamos no processo de eletrificação do país, rapidamente pensamos na iluminação dentro de casa, mas o primeiro passo deu-se na rua, com a iluminação pública.
O ano em que foram eleitos, pela primeira vez, deputados republicanos na Assembleia Portuguesa (1878) foi também o ano em que se deu a primeira experiência elétrica de que há notícia: a 28 de setembro, em comemoração do 15º aniversário do príncipe D. Carlos, foram acesos candeeiros na esplanada da Cidadela de Cascais. Estes foram oferecidos pela Câmara de Lisboa, e utilizados, de novo, no mês seguinte, na zona do Chiado.
Este evento real foi o pontapé de saída para eletrificar Portugal e os portugueses ficaram entusiasmados com a novidade. Em Lisboa, eram feitas excursões de família para ver os candeeiros que funcionavam a eletricidade e que já não deixavam um cheiro desagradável no ar.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para o espetáculo "A NOITE"

Em parceria com a Yellow Star Company, oferecemos convites duplos para o espetáculo "A Noite" de José Saramago. Trata-se da primeira peça de Teatro escrita pelo único prémio Nobel da Literatura de língua portuguesa. 

Passatempo

Ganhe convites para "O ANJO DA GUARDA" no Centro Cultural de Carnide

Em parceria com a Buzico! Produções, oferecemos convites duplos para "O Anjo da Guarda" - uma peça de teatro que é uma sátira sobre o flagelo da guerra -, em cena no Centro Cultural de Carnide. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
98,952,674