"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Nascimento de Abel Botelho

No dia 23 de setembro de 1854 nasceu Abel Botelho, um coronel de Estado-Maior do Exército, escritor, político e diplomata português.

Retrato de Abel Botelho (1889) - António Ramalho Júnior (Museu Nacional de Arte Contemporânea - Museu do Chiado)
(Tabuaço, 23 de setembro de 1854 - Argentina, 24 de abril de 1917)

Militar, escritor e diplomata português, Abel Acácio de Almeida Botelho nasceu em 1856, em Tabuaço, e faleceu em 1917, em Buenos Aires. Tendo seguido o curso do Estado-Maior na Escola do Exército, estreou-se como escritor em 1878. A sua obra é uma das que melhor representam a escola realista na poesia, destacando-se livros como Lira Insubmissa (1885), O Barão de Lavos - Romance (1891), Amanhã (1902) e Lázaros (1904).

No teatro, merecem referência peças como A Imaculável (1897) e Fruta do Tempo (1904). Foi académico de mérito da Academia de Belas-Artes e colaborou em vários jornais.

É conhecido sobretudo pela sua série de livros a que chamou Patologia Social, que abordam os principais fenómenos sociais que para Abel Botelho afetavam a sociedade portuguesa do final do século XIX.

A ele se ficou a dever o projeto gráfico da bandeira da República Portuguesa, em que o verde representa a esperança e o vermelho o sangue derramado pelo povo nas muitas guerras travadas.


  
 
Agenda
Festivais

MILímetro

Beato Innovation District 3 Jul 2024  |  14h00

Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para a antestreia do filme "Memória"

Em parceria com a Films4You, oferecemos convites duplos para a antestreia do drama emocional protagonizado por Jessica Chastain, "MEMÓRIA", sobre uma assistente social cuja vida muda completamente após um reencontro inesperado com um antigo colega do secundário, revelando segredos do passado e novos caminhos para o futuro.

Visitas
93,700,972