"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Inauguração da Praça de Toiros do Campo Pequeno

No dia 18 de agosto de 1892 a Praça de Toiros do Campo Pequeno foi inaugurada. 


O Campo Pequeno afirma-se na atualidade, para além da tauromaquia, como palco das mais diversas manifestações artísticas, culturais e politicas, factos só possíveis depois das obras de restauro e requalificação que tiveram lugar entre 2000 e 2006.

Sendo uma das mais importantes salas de visita de Lisboa, o Campo Pequeno foi também testemunha e "interveniente" em grandes acontecimentos políticos do século XX, entre os quais uma mudança de regime (da Monarquia para a República, em 1910) e de diversos golpes de estado ocorridos depois da implantação da República.

O edifício, cujo projeto é da autoria do Arquiteto António José Dias da Silva, constitui uma das principais construções em estilo néo-árabe existentes em Portugal. A monumental praça, de forma circular e dotada de janelas de arcos de ferradura e ameias, tem quatro torreões orientados segundo os quatro pontos cardeais e que são encimados por cúpulas em forma de bolbo. A superfície do edifício é integralmente revestida com meio milhão de tijolos vermelhos, dando-lhe uma aparência típica da arquitetura ibérica. A escolha deste estilo arquitetónico deveu-se à crença corrente no século XIX de que as corridas de toiros teriam uma origem árabe, o que não corresponde à realidade.
O edifício está classificado como Imóvel de Interesse Público, por Decreto de 24 de janeiro de 1983.
 

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "O ANJO DA GUARDA" no Centro Cultural de Carnide

Em parceria com a Buzico! Produções, oferecemos convites duplos para "O Anjo da Guarda" - uma peça de teatro que é uma sátira sobre o flagelo da guerra -, em cena no Centro Cultural de Carnide. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
98,913,601