"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Morte de Bernardo Sassetti

A 10 de maio de 2012, morreu o compositor e pianista português Bernardo Sassetti.

(Lisboa, 24 de junho de 1970 - Praia do Abano, Alcabideche, Cascais, 10 de maio de 2012)

Bernardo Sassetti iniciou os seus estudos de piano clássico aos nove anos com a professora Maria Fernanda Costa e, mais tarde, com o professor António Menéres Barbosa, tendo frequentado também a Academia dos Amadores de Música. Dedicou-se ao jazz, estudando com Bernardo Moreira, Zé Eduardo, Horace Parlan e Sir Roland Hanna. Em 1987, começou a sua carreira profissional, em concertos e clubes locais, com o quarteto de Carlos Martins e o Moreiras Jazztet; participou em inúmeros festivais.
Em 1994, integrou a United Nations Orchestra, fundada por Dizzy Gillespie, tocando ao lado de vários músicos latinos, influenciando de forma evidente o seu primeiro álbum Salsetti. No mesmo ano, gravou com o quinteto de Guy Barker o CD Into The Blue (Verve), nomeado para os Mercury Music Prize 95 - Ten albums of the year. Em 1997, também com Guy Barker, gravou What Love is, acompanhado pela London Philharmonic Orchestra e com a participação especial do cantor Sting.
Como compositor destacam-se as composições Ecos de África (1994), Sons do Brasil (1994), Mundos (1995), Entropé (para piano e orquestra) (2001), 4 Movimentos Soltos (para piano, vibrafone, marimba e orquestra) (2003),Fragments (of Cinematic Illusion) (2004/2005), Concerto Dinâmico (2005), Suite para Dom Roberto (2007), e entre muitas outras peças para pequenas formações.
Bernardo Sassetti dedicou 18 anos da sua vida à composição de música para cinema, uma paixão que o acompanhou desde os seus 12 anos de idade. Destaca-se a participação no filme The Talented Mr. Ripley (Paramount/Miramax) do realizador Anthony Minguella, em 1999.
Escreveu e interpretou música também para teatro, destacando-se as peças Dúvida e A Casa de Bernarda Alba encenadas por Ana Luísa Guimarães, A Bicicleta de Faulkner encenada por Rita Lello e Azul Longe nas Colinas encenada por Beatriz Batarda.
Em 1994, Bernardo Sassetti intensificou a dedicação à fotografia movido não apenas pela paixão por esta arte mas por uma real necessidade de associar a imagem à música que escrevia.
Faleceu no dia 10 de maio de 2012, na sequência de uma queda de 20 metros duma falésia no Guincho.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "O ANJO DA GUARDA" no Centro Cultural de Carnide

Em parceria com a Buzico! Produções, oferecemos convites duplos para "O Anjo da Guarda" - uma peça de teatro que é uma sátira sobre o flagelo da guerra -, em cena no Centro Cultural de Carnide. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
98,910,890