"É de Cultura como instrumento para a felicidade, como arma para o civismo, como via para o entendimento dos povos que vos quero falar"

Efemérides

Morte de Rocha Peixoto

A 2 de maio de 1909, faleceu o arqueólogo e etnólogo Rocha Peixoto.

(Póvoa de Varzim, 18 de maio de 1866 - Matosinhos, 2 de maio de 1909)

No Porto frequentou a Academia Politécnica, onde se destacou como naturalista e organizador das secções de Mineralogia, Geologia e Paleontologia. Coo-fundador da Revista de Ciências Naturais e Sociais e da revista Portugália, publicação pioneira nas áreas de Etnografia, Antropologia e Arqueologia. Foi ainda secretário da Revista de Portugal, fundada por Eça de Queiroz.

Exerceu funções como professor na Escola Industrial do Infante D. Henrique, bibliotecário no Ateneu Comercial e desenvolveu um intenso trabalho como diretor da Biblioteca Pública e do Museu Municipal do Porto.

Homem de saber eclético, Rocha Peixoto foi uma das figuras mais marcantes da vida cultural portuguesa dos finais de oitocentos e início do século XX. A sua vasta obra como naturalista, etnógrafo, antropólogo e arqueólogo seduziu os seus contemporâneos e continua a influenciar os trabalhos científicos atuais.

Agenda
Ver mais eventos

Passatempos

Passatempo

Ganhe convites para "O ANJO DA GUARDA" no Centro Cultural de Carnide

Em parceria com a Buzico! Produções, oferecemos convites duplos para "O Anjo da Guarda" - uma peça de teatro que é uma sátira sobre o flagelo da guerra -, em cena no Centro Cultural de Carnide. Findo o passatempo, anunciamos aqui os nomes dos vencedores!

Visitas
98,919,437